quinta-feira, 15 de março de 2012

Escola de Pais


                                            
Programa: Mobilização Social  pela Educação - Escola de Pais em Trombudo Central/2012

Justificativa:
            A educação é vista como a solução para a maioria dos problemas que permeiam a sociedade contemporânea, sendo designada como eixo norteador do desenvolvimento de uma comunidade. No entanto sabe-se que educar nos dias de hoje é uma tarefa complexa onde uma gama de atores são  envolvidos e  em suas diversidades desempenham papéis relevantes.
            Acreditando que a  educação      é          responsabilidade    de       todos: dos governos, da escola, da família e da sociedade, a cada ano percebe-se mais claramente a necessidade de integrar  estas esferas em prol da educação  efetiva e de qualidade.  São muitos os exemplos positivos que demonstram a importância da Integração entre Família e Escola. Também são vastas as experiências em que um destes elementos querendo agir sozinhos não conseguem realizar  significativamente seus objetivos.
            Justificamos que em Trombudo Central já existem muitas práticas acontecendo nos CEs e CEIs, esta  proposta surge no sentido de sistematizar e organizar ações coletivas e estruturadas de  participação e ação, que contudo respeitem a diversidade e o contexto de cada Unidade e comunidade educacional mas que visem a ampliação das ações realizadas e a parceria num grande projeto educacional.
Objetivos:
·         Despertar escola e família a reconhecerem e atuarem efetivamente no desempenho de seu papel na formação integral do ser humano
·         Integrar família e escola
·         Reconhecer qual os papeis que cada instituição (escola Família e Sociedade)  tem no processo educativo.
·         Aproximar os integrantes da comunidade escolar para juntos facilitarem a execução das tarefas educativas
·         Trazer os pais e parceiros para participarem ativamente, seja avaliando ou concretizando ações que melhorem a ESCOLA.
·         Mobilizar pessoas para o foco educacional, o direito de aprender que é de todos e de cada um
·         Engajar-se ao programa de Mobilização social pela educação do MEC


Metodologias
·         Mobilizar pais, professores, gestores e parceiros da comunidade para participarem de reuniões, promoções e eventos promovidos pelos Centros de Educação e Centros de Educação Infantis.
·         Reunir  a comunidade Escolar, famílias/ Centro de Educação e Centro de Educação Infantil através de reuniões de avaliação , formação e integração
·         Encontros para Educação Infantil
Mês de março
Avaliação Institucional
( Indicadores de qualidade do Ministério da Educação)
Esta avaliação resultará em um plano de metas para a instituição  e o conhecimento do que os pais sabem e pensam sobre a escola, bem como de professores e funcionários.
Agosto

A Família  e o CEI, palestra e confraternização
Novembro

Escolha de um profissional com tema específico escolhido por cada  comunidade escolar

·         Encontros Ensino Fundamental
Mês de março
Avaliação Institucional
( Indicadores de qualidade do Ministério da Educação)
Esta avaliação resultará em um plano de metas para a instituição  e o conhecimento do que os pais sabem e pensam sobre a escola, bem como de professores e funcionários.
Agosto

Material e técnicos do SEFE (Sistema Educacional  família e Escola)
Novembro

Escolha de um profissional com tema específico escolhido por cada  comunidade escolar

            Além destes momentos de mobilização, cada Unidade de Educação promoverá a Mostra de trabalhos ( diversidade e leitura) Dia da família na Escola  e uma promoção festiva ou confraternização.

Avaliação
            Os subsídios que serão avaliados  para analisar o projeto serão  em sua totalidade através  do nível de mobilização social que se possa atingir, e será perceptível através das ações que as Unidades escolares passarem a desempenhar em parceria, bem como no número de participantes e envolvidos nos momentos de mobilização que cada Centro de Educação e Centro de Educação Infantil promoverem. O grande ganho será o estabelecimento e a constância de uma relação de parceria e participação social, tão necessária para complementar as ações da  escola.




Referências


ESTEVE, José M. “Mudanças Sociais e Função Docente In: NÓVOA, Antonio (org).
Profissão Professor Porto Editora, 1991

GOMES, Jerusa Vieira  “Socialização Primária: Tarefa Familiar?” In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n,91, p.54-61, nov.1994.

AZANHA, José M. Pires “Educação: Alguns escritos”  Nacional, São Paulo, 1987.

ARENDT, Hanna “Entre o passado e o futuro” Editora Perspectiva, São Paulo, 1997.



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