terça-feira, 22 de maio de 2012

Formação Educação Infantil: tema TRÂNSITO

Neste  dia 22/05, estiveram reunidas para estudar no período noturno, as professoras da Educação Infantil de Trombudo Central.
O tema  trânsito   foi ministrado pelas professoras Neuza Jeremias , professora da rede Municipal de Ensino e instrutora e diretora de  ensino de uma auto escola e Cátia Regina Marangoni Geremias, assessora Pedagógica e administrativa e também  instrutora e diretora de ensino de auto escola. 
A temática partiu do interesse das Professoras que solicitaram o tema na última avaliação em  dezembro de 2011.
Partindo do interesse do grupo , da legislação vigente e da importância vital do tema, ele foi amplamente estudado e debatido pelo grupo.
A pauta  foi a seguinte:



Mensagem
Considerações sobre o tema
Fundamentação/legislação
Metodologias de um projeto prático

         A partir deste estudo a Secretaria de Educação pretende juntamente com o Conselho de Educação inserir o tema ao currículo conforme preconiza a lei, na sequência inserir as propostas pedagógicas e as metodologias que os professores foram mobilizados para planejarem e aplicarem junto as crianças.
        Algumas   ações  já vem sendo realizadas  em relação  a garantia de educação a  todos, infelizmente ainda isoladas. Muito importante seria   que realmente a  efetivação desta lei  acontecesse  levando em  consideração a relevância  vital  do tema.
       As  atividades  a serem desenvolvidas  para atingir  os objetivos  propostos respeitarão,  como todas  as demais vivencias  da instituição, o tempo e espaço das  crianças, utilizando-se  sempre  da melhor ferramenta  aplicada  a infância   que  a brincadeira  e  a ludicidade.
       O  tema  trânsito  pode  despertar  uma  série  de  brincadeiras  interessantes   e de     maneira  simbólica.

        Neste projeto serão garantidos  os objetos de conhecimento: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e sociedade e Matemática, voltados para a temática trânsito  e referendadas  nos Referenciais Curriculares  nacionais  da educação  Infantil.O maior intuito  deste , está  na Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo e na construção da Identidade e Autonomia das crianças.


Nosso agradecimento a professora Neuza Jeremias





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...