quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia do desafio Erica Hasse

confiram a animação da criançada!




Jogo: Vozes dos animais.



O material do Sefe trás consigo encartes de jogos, que possibilitem aos alunos uma melhor aprendizagem dos conteúdos.

Prof. Crisneide










Brincando de Lojinha...




Através da brincadeira os alunos do 4º ano do CEB Erica Hasse aprenderam como utililizar adequadamente as cédulas e as moedas do sistema monetário brasileiro e suas possíveis trocas. Brincamos de lojinha, cada aluno escolheu um material para vender, e seu preço, na hora da compra muitos tiveram que efetuar o troco. 

Prof. Crisneide










Experiência: Crosta Terrestre




Os alunos do 4º ano do CEB Erica Hasse  participaram de uma aula prática, através de uma experiência (pudim).  " Fomos a cozinha preparar um pudim, para trabalhar a consistência da terra, as suas camadas". Assim os alunos puderam:
Identificar algumas características da terra, percebendo as mudanças que ocorrem na superfície e no interior do planeta e a importância dessas para a reposição de matérias e substâncias na natureza.
Após a experiência os alunos deliciaram - se com o pudim... 

Prof. Crisneide 






Dia do Desafio!


O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC  coordena o evento no Continente Americano desde 2000.
O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.
O município de Trombudo Central aderiu a proposta e 2.881 pessoas participaram do movimento neste ano. Com o lema “você se mexe e o mundo se mexe junto”.
O dia do desafio é uma competição entre cidades e Trombudo Central competiu neste ano com a cidade de Muitos Capões localizada no Rio Grande do Sul.
Este ano houve uma participação significativa e a Secretaria Municipal de Educação através do seu Diretor de Esporte agradece a participação da indústria, do comércio, das escolas municipais e estadual, do Centros de Educação Infantil, Apae, Prestadores de serviços, funcionários públicos  e comunidade em geral.









CEB de Trombudo Central prepara Festa Junina


EDUCAÇÃO – Foto: Crédito: Divulgação


Evento será realizado no dia 09 de junho

Dia 09 de junho tem Festa Junina do Centro de Educação Básica (CEB) Erica Hasse, em Trombudo Central. O arraiá terá início às 19h, no salão da igreja São José Operário, na Bracatinga I.

O evento é aberto para toda a comunidade e vai contar com danças típicas, apresentações culturais e ainda a tradicional culinária como pinhão, pipoca, quentão, bolo, pastel, galeto, entre outros.

O dinheiro arrecadado com a festa será aplicado pela Associação de Pais e Alunos (APP) em melhorias para a unidade.

CONTATO – Prefeitura de Trombudo Central (47) 3544-0271

Secretária Municipal da Educação – Tânia Bini Waltrick (47) 9133-6234 

CONECTE MÍDIA - COMUNICAÇÃO DE RESULTADO

Liana Trevisan – (47) 8868-8484



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Um texto para leitura e análise!


O educador bem sucedido


Especialista em mudanças na educação presencial e a distância

 Por que, nas mesmas escolas, nas mesmas condições, com a mesma formação e os mesmos salários, uns professores são bem aceitos, conseguem atrair os alunos e realizar um bom trabalho profissional e outros, não?
Não há uma única forma ou modelo. Depende muito da personalidade, competência, facilidade de aproximar e gerenciar pessoas e situações. Uma das questões que determina o sucesso profissional maior ou menor do educador é a capacidade de relacionar-se, de comunicar-se, de motivar o aluno de forma constante e competente. Alguns professores conseguem uma mobilização afetiva dos alunos pelo seu magnetismo, simpatia, capacidade de sinergia, de estabelecer um “rapport”, uma sintonia interpessoal grande. É uma qualidade que pode ser desenvolvida, mas alguns a possuem em grau superlativo, a exercem intuitivamente, o que facilita o trabalho pedagógico.
Uma das formas de estabelecer vínculos é mostrar genuíno interesse pelos alunos. Os professores de sucesso não se preparam para o fracasso, mas para o sucesso nos seus cursos. Preparam-se para desenvolver um bom relacionamento com os alunos e para isso os aceitam afetivamente antes de os conhecerem, se predispõem a gostar deles antes de começar um novo curso. Essa atitude positiva é captada consciente e inconscientemente pelos alunos que reagem da mesma forma, dando-lhes crédito, confiança, expectativas otimistas. O contrário também acontece: professores que se preparam para a aula prevendo conflitos, que estão cansados da rotina, passam consciente e inconscientemente esse mal-estar que é correspondido com a desconfiança dos alunos, com o distanciamento, com barreiras nas expectativas.
É muito tênue o que fazemos em aula para facilitar a aceitação ou provocar a rejeição. É um conjunto de intenções, gestos, palavras, ações que são traduzidos pelos alunos como positivos ou negativos, que facilitam a interação, o desejo de participar de um processo grupal de aprendizagem, de uma aventura pedagógica (desejo de aprender) ou, pelo contrário, levantam barreiras, desconfianças, que desmobilizam.
O sucesso pedagógico depende também da capacidade de expressar competência intelectual, de mostrar que conhecemos de forma pessoal determinadas áreas do saber, que as relacionamos com os interesses dos alunos, que podemos aproximar a teoria da prática e a vivência da reflexão teórica.
A coerência entre o que o professor fala e o que faz, na vida é um fator importante para o sucesso pedagógico. Se um professor une a competência intelectual, a emocional e a ética causa um profundo impacto nos alunos. Estes estão muito atentos à pessoa do professor, não somente ao que fala. A pessoa fala mais que as palavras. A junção da fala competente com a pessoa coerente é poderosa didaticamente.
As técnicas de comunicação também são importantes para o sucesso do professor. Um professor que fala bem, que conta histórias interessantes, que tem feeling para sentir o estado de ânimo da classe, que se adapta às circunstâncias, que sabe jogar com as metáforas, o humor, que usa as tecnologias adequadamente, sem dúvida consegue bons resultados com os alunos. Os alunos gostam de um professor que os surpreenda, que traga novidades, que varie suas técnicas e métodos de organizar o processo de ensino-aprendizagem.
Ensinar sempre será complicado pela distância profunda que existe entre adultos e jovens. Por outro lado, essa distância nos torna interessantes, justamente porque somos diferentes. Podemos aproveitar a curiosidade que suscita encontrar uma pessoa com mais experiência, realizações e fracassos. Um dos caminhos de aproximação ao aluno é pela comunicação pessoal de vivências, histórias, situações que o aluno ainda não conhece em profundidade. Outro é o da comunicação afetiva, da aproximação pelo gostar, pela aceitação do outro como ele é e encontrar o que nos une, o que nos identifica, o que temos em comum.
Um professor que se mostra competente e humano, afetivo, compreensivo atrai os alunos. Não é a tecnologia que resolve esse distanciamento, mas pode ser um caminho para a aproximação mais rápida: valorizar a rapidez, a facilidade com que crianças e jovens se expressam tecnologicamente ajuda a motivar os alunos, a que queiram se envolver mais. Podemos aproximar nossa linguagem da deles, mas sempre será muito diferente. O que facilita são as entrelinhas da comunicação lingüística: a entonação, os gestos aproximadores, a gestão de processos de participação e acolhimento, dentro dos limites sociais e acadêmicos possíveis.
O educador não precisa ser “perfeito” para ser um bom profissional. Fará um grande trabalho na medida em que se apresente da forma mais próxima ao que ele é naquele momento, que se “revele” sem máscaras, jogos. Quando se mostre como alguém que está atento a evoluir, a aprender, a ensinar e a aprender. O bom educador é um otimista, sem ser ‘ingênuo”. Consegue “despertar”, estimular, incentivar as melhores qualidades de cada pessoa.
(Trecho do meu livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, p.79-81)


Garoto de Trombudo Central vai integrar a Escolinha de Futebol do Grêmio


ESPORTE – Foto: Crédito: Prefeitura

Ele se apresenta no próximo dia 05 de junho, em Porto Alegre
Alexsandro Júnior da Silva é o orgulho da família e de toda a população trombudense. Com apenas 11 anos, tem talento de sobra. Ele foi selecionado entre diversos outros garotos da região, para integrar a Escolinha de Futebol do Grêmio, em Porto Alegre e vai se apresentar no dia 05 de junho.
A peneira foi realizada no dia 23 de maio, na cidade de Agrolândia. “No primeiro teste ele já foi aprovado. É um menino de muito talento e que nos dá muito orgulho”, destacou o Treinador de Júnior, Luiz Ferraboli Filho.
Luiz faz parte da Associação Atlética Amigos do Esporte de Trombudo Central há dois anos, onde deu início ao grande sonho. “Ele sempre quis jogar, sempre foi muito dedicado. Estamos muito contentes e na expectativa, afinal foi tudo muito rápido. Vai ser complicado ficar longe, mas se ele quiser seguir no futebol será preciso enfrentar algumas barreiras também”, disse a mãe do garoto, Odilene Floriano.
Ela garantiu ainda, que na escolinha Luiz terá um período para treinar e outro para estudar e que nos primeiros dias será acompanhado pelo pai Ademar da Silva.
A primeira competição que Luiz vai disputar é o Campeonato Gaúcho Sub 11.

CONTATO – Prefeitura de Trombudo Central - (47) 3544-0271.
Secretária Municipal de Educação Cultura e Esporte – Giane Dilma Schweder – (47) 3544-0186
Diretor do Departamento Esportivo – Rafael Marian – (47) 8827-3091 – (47) 35440666
Treinador - Luiz Ferraboli Filho – (47) 8837-3234

CONECTE MÍDIA - COMUNICAÇÃO DE RESULTADO
Liana Trevisan – (47) 8868-8484

Inauguração


Domingo tem inauguração da quadra de areia na localidade de Fruteira em Trombudo Central
Em seguida haverá Torneio de Futebol de Areia
Será realizada neste domingo (03/06), a inauguração da Quadra de Areia da localidade de Fruteira. A solenidade está marcada para às 10h. Em seguida haverá Torneio de Futebol de Areia, promovido pelo Esporte Clube Maringá.
A inscrição terá um custo de R$ 40,00, com direito a mais uma compra de R$ 20,00, pois o torneio será feito em chave única.
Ao meio dia haverá feijoada com cartões no valor de R$ 5,00 e também venda de filés.
Confira a premiação do torneio:
1º lugar – 50 quilos de coxa e sobrecoxa
2º lugar – 30 quilos de coxa e sobrecoxa
3º lugar – 20 quilos de coxa e sobrecoxa
A inauguração estava prevista para o dia 20 de maio, mas precisou ser adiada para o dia 03 de junho.
  
Contato : Prefeitura de Trombudo Central - (47) 3544-0271

Secretário de Obras - Valdenir Sandrini - (47) 3544-0271

Presidente do Esporte Clube Maringá – (47) 8811 - 4013

CONECTE MÍDIA - COMUNICAÇÃO DE RESULTADO

Liana Trevisan – (47) 8868-8484

Inscrições para o Concurso de Rainha e Princesas




da 54ª festa de Trombudo Central abrem na segunda-feira (04/06)

Prazo segue até o dia 06 de julho

Abrem na segunda-feira (04/06) as inscrições para Rainha e Princesas da 54º festa de aniversário do município de Trombudo Central. As interessadas devem comparecer ao Centro Integrado de Cultura e Arte (Cica), que está localizado na rua Itajaí, número 377, na Vila Nova, até o dia 06 de julho para efetuar a inscrição. O local fica aberto das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.


Podem se inscrever no concurso, jovens residentes no município, que sejam solteiras, com idade mínima de 16 anos completos até o dia do concurso, com autorização dos pais quando de menor, e máxima de 25 anos completos. Não poderão se inscrever moças casadas, amasiadas ou que morem com o namorado. É preciso ter boa saúde física e mental, além de noções de organização e disciplina.

O concurso é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Centro Integrado de Cultura e Arte (Cica) e será realizado no dia 21 de julho, a partir das 21h, na Associação Esportiva, Recreativa e Cultural Tamoio. A escolha da Rainha e Princesas será durante o Baile, por volta das 21h15min.

As candidatas eleitas vão receber brindes, além da coroa e faixa para a Rainha, coroa e faixa para cada Princesa.

As faixas serão repassadas pelas atuais representantes, eleitas em 2011, a Rainha Taruana Lopes, Primeira Princesa, Dijessica Tailini Schwambach e Segunda Princesa, Danielle Hadlich.


Contato - Prefeitura de Trombudo Central - (47) 3544-0271.

Secretário de Administração - Álvaro Melchioretto – (47) 9131-2171

CONECTE MÍDIA - COMUNICAÇÃO DE RESULTADO

Liana Trevisan – (47) 8868-8484


segunda-feira, 28 de maio de 2012

O senhor alfabeto

A Semana que passou foi de muita fantasia e alegria na Turma da Borboleta pois receberam uma visita bem especial: O Senhor alfabeto, um boneco de pano que veio acompanhado de uma mochila de letras. A ansiedade em receber o visitante foi enorme, as crianças o trataram como se tivesse vida. O Senhor alfabeto veio para a nossa sala no dia em que aniversariava. Contei a história: O aniversário do Senhor Alfabeto. Confeitamos juntos um bolo, enfeitamos a sala e é claro cantamos os Parabéns. 
O Senhor Alfabeto irá visitar  as famílias junto com o livro produzido pela Turma da História da Escrita. 
Professora Laura











Parabéns Professora Leonilda.


No dia 24 de maio a Coordenadora do CEI Arthur Kroenke  a Léo esteve de aniversário. Parabéns e felicidades! Com carinho de toda a equipe do CEI.




O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), desenvolvido desde

1997, tem o objetivo de promover o acesso à cultura e o incentivo à
leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos
de obras de literatura, de pesquisa e de referência. O atendimento é
feito em anos alternados: em um ano são contempladas as escolas de
educação infantil, de ensino fundamental (anos iniciais) e de educação
de jovens e adultos. Já no ano seguinte são atendidas as escolas de
ensino fundamental (anos finais) e de ensino médio. Hoje, o programa
atende de forma universal e gratuita todas as escolas públicas de
educação básica cadastradas no Censo Escolar.

http://portal.mec.gov.br acessado em 25/05/2012.


       As Escolas e Centros de Educação Infantil do Município de Trombudo
Central estão recebendo este rico material e o grupo de gestores e
professores fomentam o hábito da  leitura, através  de práticas
lúdicas  e  prazerosas, desenvolvendo  competências  para o processo
de  letramento  e leitura de  mundo.
Os livros permitem a observar não somente os padrões da língua
escrita, mas também as imagens e seus significados que revelam
comportamentos e atitudes, mostrando formas diferentes do homem
representar o mundo e a realidade, portanto, quanto mais lemos para as
crianças ou oportunizamos momentos de leitura, mais estaremos
favorecendo o seu desenvolvimento, auxiliando-as no seu crescimento
cognitivo, afetivo e social.

Reunião PDDE


No dia 24 de maio técnico da Secretaria Municipal de Educação promoveu
 reunião com Pais, Professores, Gestores e comunidade dos Centros de
Educação Municipal para tratar de assuntos referente a aquisição de
materiais e bens e contratação de serviços com recursos do Programa
Dinheiro Direto na Escola ( PDDE), de acordo com a resolução nº 07 de
12 de abril de 2012 que dispõe sobre os procedimentos de adesão e
habilitação e as formas de execução e prestação de contas referente ao
Programa.
Informar a comunidade sobre tais ações é possibilitar uma gestão
democrática e participativa e por consequência melhoria na qualidade
da Educação.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

ASSISTÊNCIA SOCIAL




Beneficiários do Bolsa Família e CadÚnico de Trombudo Central têm encontro marcado para junho

Será realizado em Trombudo Central, o segundo encontro do ano com beneficiários dos programas Bolsa Família e CadÚnico. A reunião vai ocorrer no dia 04 de junho, no salão da igreja católica.

Haverá duas oportunidades, a primeira às 14h e para os que não puderem comparecer neste horário, outra às 19h. Entre os assuntos abordados estão temas relacionados à educação, saúde e assistência social.

Contato – Prefeitura de Trombudo Central - (47) 3544-0271

Coordenadora do Fórum Municipal pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto-Juvenil – Maristela Scur da Silva - (47) 3544-0581

Assistente Social do Cras - Emiliana Vargas - (47) 3544-0581


CONECTE MÍDIA - COMUNICAÇÃO DE RESULTADO

Liana Trevisan – (47) 8868-8484

Dia internacional do Brincar


31 de Maio
 Dia Internacional do brincar
A ORIGEM DO DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR, vem da Europa e ganhou todos os cantos do planeta, sendo comemorado com bastante intensidade em vários Estados do Brasil.
Para a  Organização Mundial para a Educação Pré Escolar, o espírito deste dia, apoia-se nos princípios:
• Gratuidade – a participação nessa comemoração é  gratuita para todos.
• O brincar para todos – possibilitar o encontro das pessoas de diferentes idades e diferentes culturas.
“Onde houver criança, BRINQUE”,
O desafio está colocado, cabe aos educadores catarinenses, organizar suas ações educativas para esse dia,
 fundamentadas prioritariamente no brincar, no brinquedo e na brincadeira.

 
Celi Terezinha Wolff
FREIAVI - Rio do Sul - SC

terça-feira, 22 de maio de 2012

Formação Educação Infantil: tema TRÂNSITO

Neste  dia 22/05, estiveram reunidas para estudar no período noturno, as professoras da Educação Infantil de Trombudo Central.
O tema  trânsito   foi ministrado pelas professoras Neuza Jeremias , professora da rede Municipal de Ensino e instrutora e diretora de  ensino de uma auto escola e Cátia Regina Marangoni Geremias, assessora Pedagógica e administrativa e também  instrutora e diretora de ensino de auto escola. 
A temática partiu do interesse das Professoras que solicitaram o tema na última avaliação em  dezembro de 2011.
Partindo do interesse do grupo , da legislação vigente e da importância vital do tema, ele foi amplamente estudado e debatido pelo grupo.
A pauta  foi a seguinte:



Mensagem
Considerações sobre o tema
Fundamentação/legislação
Metodologias de um projeto prático

         A partir deste estudo a Secretaria de Educação pretende juntamente com o Conselho de Educação inserir o tema ao currículo conforme preconiza a lei, na sequência inserir as propostas pedagógicas e as metodologias que os professores foram mobilizados para planejarem e aplicarem junto as crianças.
        Algumas   ações  já vem sendo realizadas  em relação  a garantia de educação a  todos, infelizmente ainda isoladas. Muito importante seria   que realmente a  efetivação desta lei  acontecesse  levando em  consideração a relevância  vital  do tema.
       As  atividades  a serem desenvolvidas  para atingir  os objetivos  propostos respeitarão,  como todas  as demais vivencias  da instituição, o tempo e espaço das  crianças, utilizando-se  sempre  da melhor ferramenta  aplicada  a infância   que  a brincadeira  e  a ludicidade.
       O  tema  trânsito  pode  despertar  uma  série  de  brincadeiras  interessantes   e de     maneira  simbólica.

        Neste projeto serão garantidos  os objetos de conhecimento: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e sociedade e Matemática, voltados para a temática trânsito  e referendadas  nos Referenciais Curriculares  nacionais  da educação  Infantil.O maior intuito  deste , está  na Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo e na construção da Identidade e Autonomia das crianças.


Nosso agradecimento a professora Neuza Jeremias