domingo, 9 de junho de 2013

"UM POUCO DE MIM..."


           As crianças da Turma do Peixinho, do CEI Arthur Kroenke, estão desenvolvendo um novo projeto chamado “UM POUCO DE MIM...” .
          Afinal... Quem sou eu ? Raiz de todas as filosofias, essa é talvez a mais básica e a mais difícil pergunta que alguém pode se fazer. A construção da identidade é um processo permanente, que começa tão logo nascemos. Por um tempo, a criança pensa que ainda é parte da mãe. Depois, começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores, suas paixões. 
           Esse é um processo que, evidentemente, acontece sem que necessariamente alguém frequente a educação infantil. Mas, na medida em que passarão parte fundamental de sua vida neste ambiente, é importante que estejamos preparados para oferecer caminhos, experiências, informações, que estimulemos um processo maravilhosamente rico.
          A ideia desse trabalho é levar as crianças a perceberem-se como indivíduos, a se situarem, a aprenderem a diferenciar seus gostos e opiniões e, progressivamente, a compreender e respeitar a existência do outro.           Procurando envolver cada vez mais as crianças neste projeto, cada uma construiu sua identidade em nosso cartório, brincamos de médico com radiografias, lemos, pesquisamos bastante e recebemos a visita de um amigo Esqueleto, o qual diariamente tem possibilitado novas descobertas e experiências. O interessante foi descobrir que não precisamos ter medo de um esqueleto, pois temos um dentro da gente.
         O momento que estamos vivendo é uma oportunidade única de acompanhar, de um ponto de vista pedagógico, a inesquecível experiência do desenvolvimento infantil.   Por isso, é imprescindível que todas as famílias participem das atividades propostas, envolvendo-se com as descobertas cotidianas dos filhos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...