terça-feira, 25 de março de 2014

“UM CROMOSSOMO A MAIS E UM AMOR EM DOBRO”

21 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN


Nesta sexta-feira, dia 21 de Março foi o Dia Internacional da Síndrome de Down, data escolhida pela Down Syndrome International, em alusão aos 3 cromossomos no par de número 21 (21/3), que as pessoas com Síndrome de Down possuem.
Para a criança com Síndrome de Down, ir à escola é exercer o direito à educação, previsto pela Constituição Brasileira, ou seja, o direito que toda criança tem. Na escola, ela desenvolverá as suas potencialidades e, um dia, poderá seguir uma profissão. Além disso, o contato com a garotada da mesma idade é benéfico para todos, pois as crianças que estudam em escolas inclusivas, certamente se tornarão adultos mais tolerantes.
Todos nós possuímos nossos limites, somo todos iguais. Foi-se o tempo em que a Síndrome de Down era vista de maneira a qual o indivíduo sempre dependeria de sua família para viver. Hoje, não só a sua expectativa de vida é alta, como acreditamos que eles podem sim, conquistar sua independência.
E foi com este intuito que a professora auxiliar Darci Maria Kuhnen, juntamente com a professora da turma do 4º ano, coordenação da escola, a Senhora Marineusa Venturi Moraes, mãe do aluno Vitor Moraes e seus colegas de classe, organizaram uma homenagem ao pequeno Vitor.
Na homenagem a professora auxiliar Darcy falou sobre a Síndrome de Down a todos da classe que em seguida parabenizaram o nosso pequeno valente Vitor. Cantaram parabéns à ele que fez um pedido! Um abraço ... então todos nos abraçamos a sua volta em uma roda num abraço coletivo! Depois todos degustamos de um delicioso bolo  que  foi  oferecido  pela Senhora Marineusa Venturi Moraes.
Não é à toa que costuma-se dizer que o portador da Síndrome de Down, que carrega consigo um cromossomo a mais que nós, traz também consigo, um “AMOR EM DOBRO”.







Um comentário:

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...