quarta-feira, 21 de maio de 2014

Mediações inovadoras na transformação do espaço


Em  Trombudo Central, no C.E.I. Pinguinho de Gente as  professoras Josiane Venâncio  e Rosiani de Lourenzi, baseando-se na formação continuada para professores de educação infantil ministrada pela secretária da educação Cátia Regina Marangoni Geremias,  cujo tema abordado foi: “A importância da organização  do espaço na educação infantil/ construção da autonomia”   com enfoque  teórico nos escritos  da autora Maria da Graça Souza Horn, as professoras Josiane e Rosiani construiram uma linda casinha utilizando canos de pvc, tecidos reaproveitados e novos. contaram com a ajuda da dona Salete (mãe da Rosiani) que costurou a casinha e da dona Zenilde (sogra da Josiane) e Juliana (irmã da Rosiani) que fez a doação dos tecidos. além da casa as professoras trouxeram para as crianças pneus com capas coloridas para que as crianças pudessem sentar, subir, pular... enfim, usar da imaginação para suas brincadeiras. As  crianças  estão adorando as novidades.

Transpor  a teoria  para  a prática é um grande desafio  que neste CEI vem sendo realizado com grande eficiência.  As escolas de educação infantil têm na organização dos ambientes uma parte importante de sua proposta pedagógica. Ela traduz as concepções de criança, de educação, de ensino e aprendizagem, bem como uma visão de mundo e de ser humano do educador que atua nesse cenário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...