quarta-feira, 1 de outubro de 2014

PNAIC - TRABALHANDO GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS...

Dando continuidade aos estudos do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC durante o mês de agosto o estudo concentrou-se na geometria,  no mês de  setembro  estudamos o caderno 6 que trata das grandezas e medidas.  Tem sido um desafio a cada encontro aliar teoria e prática. O objetivo destes encontros é oferecer subsídios aos professores para que planejem práticas pedagógicas que levem o aluno a experimentar situações cotidianas e lúdicas, envolvendo diferentes tipos de grandeza, tais como: comprimento, massa, capacidade, temperatura e tempo. 
Na área da linguagem, refletimos sobre  o que é produção de texto? O que é redação? Pensando atividades de análise linguística a serviço da leitura e da escrita. Analisamos produções escritas dos alunos, analisando os contextos de produção e interação das mesmas. Portanto, de acordo com as categorias expostas por  Geraldi (1997) ,   ao propor uma produção de escrita   é preciso que o aluno tenha o que dizer, tenha razões para dizer, tenha interlocutores a quem se diz,   assuma-se como locutor e escolha estratégias para comunicar seu pensamento.
Neide Ap. Fuechter Schweder
Orientadora de estudos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...