sexta-feira, 20 de março de 2015

5º ano do C.E.B. Arthur Bruno Jandt

       
Dando início ao conteúdo de Ciências e  aproveitando os conceitos para iniciar  o desenvolvimento da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) sobre as formulações de hipóteses da formação do Universo e do Sistema Solar, a turma do 5º ano do C.E.B. Arthur Bruno Jandt realizou a experiência da caixa tátil, onde cada aluno colocava a mão em uma caixa contendo alguns objetos e formulava suas hipóteses. O objetivo era compreender que os conceitos iniciam-se primeiramente através de hipóteses, assim, um primeiro cientista formula uma hipótese com base em suas experiências e um segundo, aproveitando desta, formula uma nova teoria e assim sucessivamente.

       Durante a realização da atividade, as crianças colocavam uma das mãos dentro da caixa com os objetos e iam supondo, apresentando suas hipóteses do que poderia estar lá dentro. Foram apresentadas várias hipóteses divergentes, sendo que muitos dos alunos se apropriavam da sugestão apresentada pelo colega que havia explorado anteriormente. Ao  final foram mostrados os objetos contidos na caixa e verificou-se que mesmo descrevendo com detalhes o que eles sentiam, não conseguiram definir os objetos com exatidão.

Professora Carla Tholl







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...