segunda-feira, 10 de agosto de 2015

PROJETO GINCANA NA ESCOLA, CEB Erica Hasse



CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA ERICA HASSE
Diretora: Monica Denzer

APRESENTAÇÃO DO PROJETO GINCANA NA ESCOLA
A elaboração desta proposta de trabalho visa uma maior integração entre as diversas disciplinas nos diferentes níveis de ensino fundamental do 6ºano ao 9ºano, bem como resgatar valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, visando construir aprendizagens que contemplem os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
JUSTIFICATIVA:
Baseada em uma educação escolar, focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento propor atividades diferenciadas, para que haja troca de experiências e socialização entre alunos, professores e famílias, promovendo assim um ambiente de respeito, cooperação, consideração e aprendizagem.
O desenvolvimento da Gincana Estudantil, além de instigar o bom relacionamento, estará também motivando os alunos a uma participação mais ativa das atividades escolares.
Ao analisar o quadro atual, percebemos que há um desinteresse, ou até mesmo, uma falta de objetivos por parte de nossos alunos. Com isso, é importante resgatar a autoestima, a identidade e a percepção do "EU" enquanto ser participante de uma sociedade que a cada momento sofre transformação e com isso necessita de estar preparado para viver de tal forma a questionar, refletir, desenvolvendo ações que justifiquem a existência enquanto cidadão.
Desta forma ratificamos a importância de uma gincana interdisciplinar, onde o eixo central é a percepção da importância dos valores morais e éticos. Com isso, se faz necessário o envolvimento dos alunos, professores e familiares, priorizando os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.
OBJETIVO GERAL
Propor aos alunos desafios que levem a perceber situações problemas que através do raciocínio, das atitudes e da reação, possam estabelecer relações de sabedoria, respeito, amor e paz.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Perceber a importância do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais;
* Demonstrar as condições ensino aprendizagem que os mesmos estão envolvidos, possibilitando avaliar as ações educativas;
* Promover momento de interação e socialização no ambiente escolar e familiar;
* Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar momentos de aprendizagem em sala;
* Oferecer momento, espaço e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto a diversão, percebendo a escola como um ambiente legal e alegre.

METODOLOGIA
Incentivar a participação, condicionando espaço e atividades para todos mostrarem o potencial. Instigar e problematizar os conceitos e valores a serem trabalhados, condicionando ação e reação diferenciadas, as quais deverão ser mediadas pelos professores, em busca da percepção dos pontos positivos e negativos. Apresentando assim todas as atividades baseando-se no concreto, onde as experiências e demonstrações farão parte dos resultados avaliados.

PÚBLICO ALVO
Alunos do 6º ano ao 9º ano das séries finais do Centro de Educação Básica Erica Hasse situado na BR 470KM 162, Bracatinga I  no município   de Trombudo Central – SC.
AVALIAÇÃO
A avaliação constituirá num processo de feedback, analisando a participação, desenvolvimento, comportamento, trabalho em equipe, ao longo das atividades, observando possíveis mudanças de atitudes dos envolvidos, a fim de atingir os objetivos propostos.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Português, Matemática, Historia,Geografia, Inglês, Artes, Educação Física, Ciências e Ensino Religioso.
Referencias Bibliográficas
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários para a Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
MULLER, José Luis. Disciplina Indisciplina: Nenhum Cotidiano Escolar 2011.
PARO, Vitor Henrique. Qualidade de ensino: A contribuição dos pais. São Paulo: Xamã 2000
PARRAT-DAYAN, Silvia. Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: contexto, 2008.
VASCONCELOS , Celso dos Santos. Os desafios da indisciplina em sala de aula e na escola.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...