quarta-feira, 21 de outubro de 2015

RÓTULOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Na Educação Infantil as crianças devem estar inseridas num ambiente de letramento. Então as famílias participaram da nossa atividade enviando para o CEI rótulos dos produtos que são utilizados em casa. A maioria dos rótulos trazidos já são bem conhecidos pelas crianças, assim nossa brincadeira foi muito mais prazerosa. Brincamos livremente.  Fizemos um trabalho oral exploratório para que as crianças percebessem as especificidades de cada embalagem como tamanho e tipo da letra, as cores usadas, a utilização de cada produto, etc. Separamos por letra inicial os rótulos. Fizemos também um jogo da memória usando os rótulos e esse jogo foi muito mais significativo porque podemos dizer que foi construído pelas famílias e pela crianças.
Com o tempo as crianças começam a ler por imagem e por associação. É neste momento que ficam muito felizes, pois fazem uma leitura mesmo sem saber ler convencionalmente.


Professora Simone Deves Venturi





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...