segunda-feira, 11 de abril de 2016

Astronomia

Trombudo  Central, 08 de abril de 2016.
Centro de Educação Básica Eginolf Bell  e Centro de Educação Básica  Alberto Balduíno Barchfeld.
Professora : Mariany Uhlendorf
Série : 5  ano.
Projeto : Astronomia.
Disciplinas : Ciências, Matemática 

Objetivos :
 Identificar o conhecimento matemático como meio para compreender e transformar o mundo à sua volta e  perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
Estabelecer conexões entre temas matemáticos  com conhecimentos de outras áreas curriculares.
Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos.
Metodologia:
Estabelecer conexões entre a matemática e as demais disciplinas amplia oportunidades de compreender e utilizar  conceitos  tanto matemáticos  quanto das outras disciplinas. Há inúmeros  momentos em que tais conexões são significativas para a aprendizagem.Por exemplo, a construção de tabelas e gráficos utilizando como base o lançamento do foguete de canudinho e o de papel. Primeiramente  os alunos construíram dois foguetes (atividade sugerida na OBA - Olimpíada brasileira de Astronomia) e em seguida lançaram os foguetes, observando os melhores ângulos de lançamento e aprimorando a técnica. Houve a medição da distancia  percorrida pelo foguete , atividade que gerou muita discussão e aprendizagem. Logo após dos dados serem tabulados foram construídos gráficos e comparadas as distâncias.
Resultados:
O estabelecimento de conexões  entre os temas das diferentes disciplinas contribuiu significativamente para o aprendizado e o  favorecimento de  uma visão mais abrangente e flexível dos conteúdos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...