segunda-feira, 25 de abril de 2016

Educação de Trombudo Central realiza reunião sobre atendimento educacional especializado


Pais dos alunos atendidos participaram da reunião que abordou os objetivos do programa que é realizado há três anos no município

A educação de Trombudo Central realizou nesta terça-feira, dia 19, uma reunião com os pais de alunos que fazem parte do Programa de Atendimento Educacional Especializado.  A proposta é desenvolver a atividade no contra turno escolar para os alunos que apresentam dificuldades  de aprendizagem e também algum laudo detectando deficiência ou síndrome.
O encontro com os pais ocorreu na Escola de Educação Básica Dr. Hermann Blumenau e abordou todos os itens que fazem parte do AEE. “Acreditamos estar interferindo intencionalmente na vida e no sucesso escolar de nossas crianças e alunos, cumprindo a principal função da escola que é a de ensinar”, destaca a secretária Cátia Regina Marangoni.
As ramificações do programa são a acuidade visual, panlexia, AEE, apoio pedagógico e Serviço de Atendimento Educacional Especializado (Saede) este  último em parceria da APAE de Trombudo Central.
Este programa  foi implantado em 2013  e tem como Foco de atuação:
*Atendimento Educacional Especializado em Sala própria de A.E. E
* Programa de Panlexia
*Apoio  escolar
*Encaminhamento a técnicos da área de saúde (fonoaudiólogo e psicólogo)
*Apoio pedagógico a professores, alunos e com enfoque na construção do conhecimento, na recuperação paralela e na estimulação essencial.
Hoje o município conta com 40 alunos no AEE, que são atendidos por duas professoras e pelo Saede em parceria com a Apae. A primeira ação do programa todos os anos é o mapeamento  através de diagnóstico para constatar em que nível de aprendizagem se encontram todos os alunos do ensino fundamental e educação infantil.
Depois, a equipe pedagógica averigua as dificuldades presentes no desenvolvimento do processo educacional escolar, com o objetivo de suprir, de fato, a lacuna apresentada pelo desempenho dos alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem.
A professora Mônica Denzer atende 20 alunos do atendimento educacional especializado.  Raquel Feldmann faz o atendimento de 14 alunos através da panlexia e em parceria com a Apae o Saede realiza o atendimento de seis alunos. “A parceria com as famílias através do incentivo  e acompanhamento do programa é fundamental para que os  objetivos propostos sejam alcançados”, finaliza Cátia.

Contato: Secretaria de Educação Cultura e Esporte de Trombudo Central - Fone (47) 35441268

Maria Alice- (47) 8802 5604                                    
mariaalice@conectemidia.com                                                                         
Assessoria de Imprensa
Apprimo Comunicação




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...