quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Matemática e Meio Ambiente

Com inspiração no Dia Mundial do Meio Ambiente o 4º ano do CEB "Arthur Bruno Jandt" iniciou estudo sobre o lixo e os problemas que ele causa ao meio ambiente.
No dia 15 de junho visitamos o aterro sanitário de Ibirama e observamos o excesso de lixo que as pessoas produzem e que estes podem ser reciclados e reaproveitados.
Motivados com a visita, na sala de aula observamos os lixeiros da escola e percebemos que jogamos fora muito papel. Então surgiram algumas dúvidas: quanto papel nossa escola joga fora por semana? Se o papel é feito de árvores, quanto tempo nossa escola leva para “cortar” uma árvore?
Com o objetivo de utilizar a matemática para demonstrar a quantidade de papel produzida pela escola e diminuir o impacto que este consumo gera a natureza, desenvolvemos um projeto de conscientização da escola sobre o uso e o reaproveitamento do papel.
Fizemos as contas e concluímos que em um ano letivo nossa escola "corta" duas árvores. Pensando em todas as escolas do município, estado, Brasil e mundo muitas árvores são cortadas. Então pedimos a colaboração das outras turmas para que jogassem o papel usado dos dois lados em uma caixa que preparamos e reciclamos este papel.
Separamos algumas folhas que haviam sido usadas apenas de um lado e iremos reaproveitá-las fazendo bloquinhos de anotações. 
Adotando essas ações podemos minimizar o impacto de nossas atividades sobre o meio ambiente. Se cada um fizer a sua parte o mundo se tornará um lugar melhor para as próximas gerações.
Este projeto será apresentado no dia 12 de setembro na Feira Renional de matemática.

Professora Lais França Kniess





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...