terça-feira, 25 de outubro de 2016

“Cada dia é sempre um novo dia”


As crianças pequenas apresentam certa dificuldade para entenderem o conceito de passagem de tempo e isso ocorre porque elas ainda não tiveram muitas experiências em suas vidas para poder medir corretamente o tempo. Para que as crianças aprendam os conceitos de tempo, devemos sempre frisar palavras relacionadas a ele quando estabelecemos compromissos e rotinas.
A orientação do tempo é difícil para as crianças e se estabelece através da percepção da sequência alternada de dias e noites, fazendo-a sentir, de forma imprecisa a duração desses tempos. O uso do calendário visa estimular a organização dessas percepções, mas também formar o hábito da criança usar o registro dos acontecimentos. Para a criança da Educação Infantil a noção de tempo, dias da semana é uma conquista que é possível através do trabalho de rotina (todo dia) com o calendário.
Pensando nisso surgiu à ideia de um novo projeto chamado “Cada dia é sempre um novo dia”, onde a turma é presenteada todo mês com um calendário diferente. Através do calendário mensal temos a indicação dos dias da semana e do calendário anual temos a indicação dos meses do ano.
O calendário é importante porque nos ajuda a organizar as atividades que temos que realizar ao longo dos dias e dos meses do ano, nos orienta sobre quais serão os feriados do ano, o dia que começa as férias e o retorno às aulas, o dia do aniversário das crianças. É lógico que no calendário anotamos as coisas que gostamos muito e não podemos esquecer, como por exemplo, o dia de um passeio ou de uma visita.
Como podemos perceber, com tantas atividades é difícil passar um dia sem olhar no calendário. A curiosidade pelo calendário fica ainda maior porque a cada mês o ajudante tem algo diferente para realizar e isso tem deixado às crianças muito entusiasmadas.


Professora Simone Deves Venturi





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...