quarta-feira, 1 de março de 2017

O jogo de quebra-cabeça desenvolve nas crianças as habilidades motoras, visuais e cognitivas.

 Sala de AEE- Apoio Pedagógico
Professora: Monica Denzer.
Alunos da sala de Apoio com TDAH (Déficit de Atenção e Hiperatividade)

O jogo de quebra-cabeça desenvolve nas crianças as habilidades motoras, visuais e cognitivas.
Os quebra-cabeças funcionam como fonte de informação e enriquecimento para os cérebros de todas as idades. Mas é na infância que ele cumpre seu papel de maneira mais eficaz. O jogo de quebra-cabeça desenvolve nas crianças as habilidades motoras, visuais, sociais e cognitivas. Os movimentos com os olhos e com as mãos ao montar um quebra-cabeça ajudam a preparar a criança para o habito da leitura. Dependendo do tema escolhido no quebra-cabeça, pode ensina-los de maneira contundente números, letras, cores e etc. No processo de formação educacional e cognitiva da criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeças no desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico.
O Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que compromete a atenção, o comportamento e o controle de impulsos e que, interfere no desenvolvimento cognitivo de crianças, pode ser diagnosticado mais tardiamente em adolescentes e até em adultos. A criança com esse transtorno apresenta dificuldades perante o convívio social, pois geralmente o TDAH é confundido com outros comportamentos próprios da idade, o que acaba comprometendo a integridade das relações sociais.

 No que tange a aprendizagem de crianças e adolescentes com TDAH, é importante conhecer suas características para a condução do processo educacional, no sentido de buscar alternativas pedagógicas para o processo de aprendizagem desses alunos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...