sexta-feira, 23 de junho de 2017

“Afetividade na Escola”

Sala de AEE- Apoio Pedagógico Profª: Monica Denzer.


Livro:

“Afetividade na Escola” de Valéria Amorin Arantes.
Sinopse:

       Inicialmente o livro discute a afetividade nas teorias dos autores Vygotsky, Wallon e Piaget, uma abordagem Cultural. Um exemplo do livro “Afetividade na Escola: Alternativas teóricas e práticas”, de Valéria Amorin Arantes, mostra a importâncias de o professor compreender a fala de seu aluno.
Uma professora acabara de ensinar à classe a grafia das palavras bota e bola. Uma das alunas lhe perguntou então: Existe lata ? – e fez a aluna calar-se – talvez para sempre. O que a professora não percebeu foi o fato, de que aquela aluna estava justamente iniciando o exercício de pensar sozinha, juntando as silabas la e ta das palavras aprendidas para dar origem – existência a uma nova palavra. Mas expressou-se de modo que não pertencia a norma culta e perdeu o direito de ser escutada. O “mal” de pensar sozinha foi cortado pela raiz, em uma cena banal do cotidiano escolar. Essa criança tornou-se séria candidata para “portar problemas de aprendizagem”. ( 2003,p.50).

Concordo com a autora e acreditando sempre numa escola de qualidade. Penso que, para isso, devemos, como profissionais da Educação, nos unir e transformar os conflitos do cotidiano em instrumentos valiosos na construção de um espaço autônomo de reflexão e ação, procurando, por meio do “Afeto” buscar fazer com que nossos alunos gostem da Escola, gostem dos livros e busquem sempre mais o conhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...