sexta-feira, 7 de julho de 2017

Educação Sócio-Emocional.

Educação Sócio-Emocional.


A partir da etapa de formação continuada realizada com a psicóloga Roseli Bonfante  as professoras do CEI Charlotte Ilse Schindler sentiram-se desafiadas a trabalhar com as crianças de 3 a 5 anos a Educação Sócio-Emocional.

A Educação Sócio-Emocional é a aprendizagem de controle e manejo das emoções. Reconhecer, lidar, pensar em estratégias para desenvolver a resiliência e a empatia são objetivos a serem trabalhados já na primeira infância.  Momento em que as crianças “estão se constituindo, na interação com outras crianças e adultos, como alguém com um modo próprio de agir, sentir e pensar. Elas são curiosas em relação ao entorno social. Conforme vivem suas primeiras experiências na coletividade, elaboram perguntas sobre si e os demais, aprendendo a se perceberem e a se colocarem no ponto de vista do outro, entendendo os sentimentos, os motivos, as ideias e o cotidiano dos demais parceiros.” Como proposto no Currículo da Educação Infantil.
Através de muitas histórias, das brincadeiras, das rodas de conversas e músicas as crianças estão tendo a oportunidade de falar e pensar sobre o que sentem. Atividades como essas são momentos muito significativos também para os educadores que podem conhecer melhor o universo infantil.

Professoras: Sueli Schvambach e Neide F. Schweder







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...