quinta-feira, 27 de julho de 2017

POETIZANDO! “Entre a ficção e a realidade...”

Centro de Educação Básica Erica Hasse.
Trombudo Central, Julho de 2017.
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Ariane Lenzi Conink
Turma: 7º ano

TEMA: POETIZANDO! “Entre a ficção e a realidade...”
...Memórias de um aprendiz...
Objetivos:
- Motivar os alunos a refletirem sobre suas recordações e experiências passadas pessoais.
- Desenvolver a habilidade de leitura com expressividade.
- Produzir e/ou recriar um poema.
- Comparar poemas e poesias, buscando semelhanças e diferenças ao gênero e as ideias.
- Conhecer as técnicas de sonoridade e imagem do poema e produzi-los.
- Utilizar nas produções escritas as características próprias dos poemas.
- Conhecer e observar os princípios de seleção e combinação de palavras.

Metodologias/ Estratégias:
- Introduzir o tema promovendo a leitura da imagem – Versos para os pais lerem aos filhos em noite de luar – de José Jorge, perguntando aos alunos o que sabem e que relação à imagem tem com vida deles.
- Ler o poema e dialogar com os alunos sobre o assunto abordado, perguntando se eles compreenderam o poema, se gostam de poesia, que poetas eles conhecem.
- A partir desse questionamento, perguntar se costumam ler poemas e poesias, se tem algum preferido.
- Apresentar uma letra de música e estabelecer relações entre o gênero a ser estudado.
- Ler exemplos de poemas de diferentes temas, com e sem rima.
- Realizar exercícios para contextualizar teoria e prática.
- Em seguida iniciar o estudo dos poemas explorando o conhecimento prévio dos alunos, motivando-os para a realização de uma leitura expressiva.
- Para finalizar iniciar as produções dos versos para expor.
 Aprendiz de poeta – “Criando Versos”
         Momento de produção livre.
Quadrinha Maluca
Também conhecidas como poesias populares, às quadrinhas são trovas simples criadas pelo povo. Compostas por quatro versos (dai vem o nome) se caracterizam por possuir rimas muitas vezes imperfeitas, e a escrita muitas vezes incorretas. Porém, são legais e interessantes justamente por serem simples e usarem uma linguagem bem popular. Muitas quadrinhas se caracterizam também pelo humor de cunho popular. As rimas costumam aparecer no 2º e 4º versos.
São usados para expressar desejos, admirações, sentimentos amorosos, reclamações, atitudes maliciosas ou de juízo.
Poema Imagem/Cinético.
Gênero de poesia que dá a ideia de velocidademovimento, ou seja, é um futurismo literárioSão utilizadas várias imagens poéticas na construção da poesia usando a palavra como se ele tivesse a capacidade de se locomover.
É nesse contexto que o poeta cinético tenta passar as emoções aos seus leitores.

Resultado Final:
àVaral literário com as produções dos alunos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...