terça-feira, 24 de outubro de 2017

O saboroso mundo do letramento...

O saboroso mundo do letramento...

O ambiente da Educação infantil deve ser alfabetizador, promovendo situações de uso real da escrita e que tenham efetiva participação das crianças. Neste sentido a Turma da Estrelinha trabalhou com textos de instrução como as receitas culinárias... Fizemos um delicioso cupcake. Assim as crianças puderam perceber a importância e a funcionalidade de escrever. Não bastava apenas ler as instruções, mas que isso, foi preciso compreender o que estava escrito para que a receita fosse executada com sucesso. Além da exploração da leitura, da escrita e da quantidade dos ingredientes a parte prática da receita foi fundamental, pois neste momento a magia das cores esteve presente. Desenvolvemos também a paciência para esperar os cupcakes ficarem prontos. Na hora da degustação a magia tornou-se realidade, pois perceberam que ao cortar o cupcake aparecia um lindo arco-íris.
Aproveitando a magia das cores cantamos, dançamos e fizemos uma experiência bem bacana. Colocamos leite num prato, pingamos uma gotinha de cada cor de anilina no leite e depois colocamos com cotonete uma gotinha de detergente em cima da anilina e observamos o resultado. Foi surpreendente observar que as cores se misturam e provocam um movimento colorido fantástico. Este momento foi mágico e encantador. Esta semana foi encerrada com muita alegria e descoberta e o mais importante de tudo é presenciar que aprender brincando e se divertindo é muito mais prazeroso e com certeza essas experiências deixarão marcas positivas em nossas crianças.


Professora Simone Deves Venturi




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...