quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Produção de alimentos no Brasil

           No mês de setembro, o 4° ano do C.E.B. Alberto Balduíno Barchfeld estudou a produção de alimentos no Brasil. Sendo assim, não poderíamos deixar de aprender sobre a cana-de-açúcar, que foi a primeira cultura implantada em terras brasileiras para fins comerciais e também sobre seus derivados.
          A cana-de-açúcar se desenvolveu muito bem no Brasil por causa do clima quente e úmido e do solo fértil. O cultivo era barato por causa da mão de obra escrava e todo o açúcar aqui produzido era enviado para Portugal, que vendia para a Holanda que refinava o açúcar e o transformava nos famosos cubinhos de açúcar, ainda hoje visto nos filmes europeus e americanos.
           Esse tempo passado foi o século XVI, dos anos 1532 a 1600. O Brasil ainda era colônia de Portugal. A produção de açúcar torna-se a mais rentável do Planeta e faz do Brasil seu maior exportador mundial. (Fonte: Coleção Caminhos Sefe, livro n° 11, Curitiba 2011).

           Para alegrar a turma, cubinhos de açúcar para todos e um cubinho para levar para casa e mostrar para a família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...