terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O primeiro dia na Escola

O Primeiro dia na escola a gente nunca esquece!

No primeiro dia de aula o 1º ano do CEB “Arthur Bruno Jandt” iniciou as atividades ouvindo a história “O primeiro dia de Escola” de Antonia Mota. Como a história é longa, foi dividida e contada em três dias. No primeiro dia leu-se a parte da história que apresenta Inês, uma menina que está prestes a ter o seu primeiro dia de escola. Ela anda irrequieta e ansiosa, e não para de fazer perguntas. António, o irmão mais velho, diverte-se com a situação e inventa respostas mirabolantes que a deixa ainda mais desconcertada. Fala-lhe da comida da cantina, que inclui “formigas fritas com pimenta”, e dos “olhos mágicos dos pratos” que adivinham tudo o que as crianças pensam. Inês fica espantada. Até um pouco assustada! Após ouvir essa parte da história, cada aluno foi fotografado e falou um pouco sobre o que estava sentindo nesse primeiro dia de aula.
No segundo dia, dando seqüência a história, a turma conheceu o avô Júlio, que recorda a primeira vez que foi à escola, o qual diz que foram os dias mais doces da sua vida. Nesse dia foi proposto aos alunos como tarefa de casa a realização de uma pesquisa sobre o primeiro dia na escola de alguém da família. No dia seguinte cada um apresentou a sua tarefa. Luísa contou que sua mãe não tinha tantos materiais como ela, Olga disse que a mãe também chorou, e os outros colegas dividiram suas histórias de professoras queridas e de muito divertimento no recreio.
E assim concluímos a leitura do livro, que fala um pouco da ansiedade que todos passam no seu primeiro dia de escola, que é superado com o convívio entres colegas e professores.

Professora Lais França Kniess Apolinario



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...