sexta-feira, 27 de abril de 2018

Entendendo o Conselho de Classe


 Qual a finalidade do Conselho de Classe : 


Antes de debatermos como deve ser realizado um Conselho de Classe, precisamos esclarecer qual é a finalidade do mesmo. É preciso saber o porquê deste tipo de Reunião, para que ela é realizada, e qual é o papel das pessoas que lá estão. 

A palavra “ conselho” vem do latim consiliu e, conforme o Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa tem os seguintes significados:

1 Juízo, opinião, parecer sobre o que convém fazer.

2 Aviso, ensino, lição, prudência.

3 Tribunal.

4 Reunião ou assembléia de ministros.

5 Corpo coletivo, com função consultiva ou deliberativa.

6 Reunião de pessoas que deliberam sobre negócios particulares. 

7 Reunião do corpo docente da universidade, escolas superiores ou secundárias, presidida pelo reitor ou diretor, para tratar das questões do ensino.


Assim, é correto afirmar que quem aconselha deve ser uma pessoa prudente, ter bom senso, discernimento, domínio próprio, autoridade e notório saber na questão consultada. Desta forma fica claro que ninguém consultará a vizinha sobre um investimento na Bolsa de Valores, ou a Merendeira se um aluno necessita de tratamento Psiquiátrico. É preciso ter competência e conhecimento da questão para emitir declarações. 

Daí a importância da Educação Continuada, pois, especialmente no nosso caso, enquanto Educadores, não podemos resvalar no senso comum, achismo é coisa de gente que não está preparada devidamente para argumentar. Devemos ter bases sólidas e seguras, não apenas na nossa área de atuação, mas dentro do possível estarmos atualizados sobre o que ocorre em áreas correlacionadas a nossa. Buscar o conhecimento tem de ser um estilo de vida, e não apenas a busca de um certificado. 

Fiz esse recorte para que você compreenda que um Conselho é composto de pessoas, e estas exercerão o papel de Conselheiros, que terão o objetivo de ponderar, aconselhar, orientar, propor, discernir as melhores intervenções e soluções para uma determinada questão. Mas quais questões esses “ Conselheiros” terão de ponderar e aconselhar ? 

Bem, o Conselho de Classe é uma reunião avaliativa em que diversos especialistas envolvidos no processo ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino empregadas, a adequação da organização curricular e outros aspectos referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente, mediante diversos pontos de vista. 

Reflita por um momento: um Conselheiro preparado poderá ser justo, sábio e ponderado no momento de deliberar. Já um Conselheiro despreparado, relapso com suas funções, incompetente na sua área de atuação e negligente com suas tarefas jamais poderá contribuir com soluções para o crescimento dos Alunos, da Equipe ou da Instituição. 

Que tipo de Conselheiro você desejaria ter ao seu lado no próximo Conselho de Classe ?

Sugestões para um Conselho de Classe eficaz:
O modelo eficiente deve contemplar  as seguintes questões a serem discutidas no Conselho de Classe:

1. Aprendizagem dos alunos

2. Desempenho dos docentes

3. Resultados das estratégias de ensino empregadas

4. Adequação da organização curricular

5. Outros aspectos referentes a esse processo

Abaixo algumas sugestões para você estruturar seu próximo Conselho de Classe:
. Pré-Conselho com a Turma:

– Rendimento Turma: logo após as provas realize com a Turma um Pré-Conselho, selecione os itens que deseja medir o avaliar com a turma tais como: rendimento da classe (media geral da sala), comportamento, participação, comprometimento, etc.

– Rendimento Professor: peça para a turma Avaliar o seu Desempenho no que refere-se a: Metodologia utilizada, Atividades, Ritmo da Aula, Práticas de Ensino, Organização dos Espaços da sala, etc.

– Metas/Combinados: discutam intervenções para implementar as mudanças que forem necessárias para a correção dos problemas levantados por ambos os lados

. Diagnóstico da Turma:

Você já elaborou o diagnóstico de cada aluno no início do ano. Então transcreva esses dados em uma única Ficha e leve para os Conselheiros apenas com os casos mais delicados para serem discutidos. Aborde o rendimento pedagógico, comportamento, resultados alcançados, outras questões que estão interferindo na vida do aluno. Lembre-se Você conhece o seu aluno, porém os demais Conselheiros talvez não estejam totalmente a par de determinados detalhes, e isso pode fazer toda a diferença na hora de ponderar a melhor intervenção. 

Conselho em 2 Atos:

Neste caso o Conselho seria realizado em 2 momentos distintos, onde no 1º. Momento contaria com a presença de Representantes de Classe, e no 2º. Momento apenas com os Professores.

Obs: Caso a Turma já tiver realizado o Pré Conselho com o Professor em Sala de Aula não haveria a necessidade de realizar o Conselho de Classe em 2 Atos.



1º. Ato: Participação Representantes de Turma (debate de questões relativas a Turma)

Neste momento ocorreria a participação de Representantes de Turma, pois os Representantes discorreriam sobre as mudanças e/ou problemas que gostariam que fossem solucionados no que refere-se a didática do Professor, metodologia, postura, etc. 

Os Professores, por sua vez, colocariam as questões que estariam enfrentando com aquela Turma . Todos debateriam algumas proposições, e já ficaria definido as intervenções a serem adotadas. Seria registrado em Ata para as Representantes assinarem e então este momento seria finalizado. 

2º. Ato: Conselho apenas com Professores

Neste momento o Conselho seria realizado apenas com os Professores, sem os Representantes de Turma, onde seriam discutidos os casos individuais dos alunos, bem como os demais assuntos.

CONCLUSÃO:

O Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir os professores com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem os alunos e o processo de ensino. 

Pedir que os alunos se avaliem, reflitam sobre suas falhas, sobre sua atuação é fácil, o difícil é os professores fazerem o mesmo. Para exercitar essa difícil prática é que o conselho deve começar com a autocrítica dos professores. 

O que o professor diz na autocrítica deve servir como elemento para a coordenação ajudá-lo a superar as dificuldades apresentadas, confrontar o problema com os que os outros professores também apresentam para, juntos, buscarem a superação. A coordenação dever ter claro que, também, a avaliação, não é para classificar o professor e sim ajudá-lo a desempenhar melhor o seu trabalho. 

Ao fazer o Conselho de Classe contemplando seus reais objetivos a Escola atinge os seguintes resultados:

• Promove uma visão abrangente do papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem;

• Valoriza o progresso individual do aluno, seu comportamento cognitivo, afetivo e social ;

• Reconhece o contexto familiar em que o aluno está inserido;

• Incentiva a auto-análise e auto-avaliação dos profissionais de ensino;

• Propicia mudanças tanto na prática docente, no curriculo e na dinâmica escolar;

• Traça metas para que as mudanças sugeridas sejam efetivamente realizadas.

Há outros problemas sérios que contribuem para o fracasso escolar, tais como a negligência da família, a capacitação deficiente, a falta de estrutura, a indisciplina, etc, etc. 

Por outro lado não podemos cair na armadilha de que tudo é a estrutura, a lei, o sistema e ninguém assume nada. Pois há condições às vezes de mudanças significativas, com as reais condições de um instrumento que a escola já apresenta e que está em nossas mãos fazer uso: o Conselho de Classe. 



Bibliografia :

DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. São Paulo: Cortez, 1988.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: As setas do caminho. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.

PATTO, M. H. S. Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1987.

_____. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1990.


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