quinta-feira, 28 de junho de 2018

Mês do meio ambiente


A Educação Infantil proporciona falar de assuntos importantes como este de forma lúdica e encantadora. A Turma do Urso do C.E.I. Cinderela pode aprender sobre a necessidade de cuidar do nosso mundinho. Ele está doente! E somente pessoas que se preocupam com ele podem ajudá-lo.
Através de roda de conversa, panfletagem na agenda, histórias, brincadeiras, a visita de um peixe, atividades, reciclagem, presente especial (“muda de árvore”, manacá) e plantação de uma árvore no nosso C.E.I. podemos trabalhar a questão do meio ambiente e a necessidade de cuidarmos dele, ajudando a construir uma sociedade consciente de sua ações!
Metodologias:
História: A doença da terra (Maria Aparecida Pinceratti): Um dia a terra se apresenta doente. O sol lhe traz um xarope, contudo a terra lhe explica que não é desse remédio que ela precisa. Precisa mesmo é das boas ações das pessoas.
História: O mundinho azul (Ingrid Besemeyer Bellnghausen): Os homenzinhos que viviam no “mundinho azul”, cuidavam das águas dos oceanos, lagos e rios. Aos poucos percebiam a importância de preservá-la, pois dependiam dela para sobreviver.
Realizamos o cartaz: “Mundinho feliz” e “Mundinho triste” com imagens de ações positivas que deixam nosso mundinho feliz e imagens de ações negativas que deixam nosso mundinho triste.
Utilizamos rolinhos de papel higiênico (reciclagem) para transformar em um brinquedo (Binóculo), assim podemos passear pelo C.E.I. procurando lixos pelo chão para jogar no lugar certo no LIXO! Ah observamos as árvores, os pássaros e tudo a nossa volta.
Plantamos em uma terra “fofinha” uma árvore no nosso C.E.I. para cuidarmos dela e observarmos o seu crescimento.
Cada criança levou para casa o seu presente especial a sua própria árvore, logo recebemos fotos de alguns que já plantaram a sua árvore em casa.
Um peixe veio nos visitar com o objetivo de nos contar à importância que de cuidarmos dos rios, da água e da natureza.
Foram experiências significativas e momentos de aprendizado de forma prazerosa.




Professora Taina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...