quinta-feira, 5 de julho de 2018

Após a teoria na sala de aula, estudantes conhecem na prática a história dos colonizadores de Trombudo Central

Projeto de Turismo Pedagógico contempla as turmas do quarto ano do ensino fundamental
A grade curricular das turmas do quarto ano do ensino fundamental, nas escolas da rede municipal de ensino de Trombudo Central, reserva atividades voltada à história do município. Na sala de aula, professores e estudantes trabalham a teoria. “Inicialmente, são discutidos assuntos relacionados à chegada dos colonizadores, à origem do nome da cidade, à galeria de ex-prefeitos e ex-vereadores, Poderes Executivo e Legislativo atuais e dados econômicos da cidade”, explica a coordenadora pedagógica, Regiane Maria Senes Franz.
Em junho, o trabalho ganhou reforço com a implantação do projeto de Turismo Pedagógico intitulado Krüger Haus. “No dia 15, começamos a receber em nossa propriedade, localizada à margem da SC-281, os alunos das quatro unidades de ensino da rede municipal. Aqui, eles têm acesso a informações de maneira lúdica e diferenciada, voltadas à história da comunidade trombudense”, destaca uma das idealizadoras do projeto, MarianyUhlendorf 
Entre as atividades programadas estão:
* Roda de conversa sobre o desenvolvimento de Trombudo Central.
* Exposição de móveis e utensílios, que retratam fielmente o dia a dia do imigrante alemão.
* Gastronomia, música típica e dança de integração.
* Brincadeiras, com o objetivo de desenvolver o espirito de cooperação, integração e despertar memórias afetivas.
* Passeio de trator, com contemplação da natureza;
Outro destaque é a casa que dá nome ao projeto. “Cheia de singeleza, a Krüger Haus é uma casa que possui arquitetura de influência alemã, caracterizada pela técnica enxaimel. A estrutura é feita com peças de madeira em canela encaixadas e com preenchimento de tijolos. O primeiro proprietário foi o senhor Hermann Krüger, que chegou a estas terras em 1923, enfrentando todo tipo de dificuldade, mas querendo fazer da localidade um lugar bom para se viver”, ressalta Mariany.
A preservação do Meio Ambiente também é trabalhada, quando os visitantes são convidados a fazer um passeio na trilha em meio à Mata Atlântica. “O projeto Krüger Haus enriqueceu muito o trabalho praticado em nossas escolas, nas disciplinas de História, Geografia, Ciências e Língua Portuguesa. Após a visita a campo, a atividade ganha continuidade na sala de aula, com debates e relatos através de textos produzidos pelos alunos”, observa a secretária de Educação, Cátia Marangoni Geremias.












Fotos: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA

Contatos:
Prefeita Geovana Gessner (47) 98832-8828.
Secretária de Educação e Esporte, Cátia Marangoni Geremias (47) 98880-8232
Krüger Haus – Mariany (47) 988082425.

Jari Silva – assessor de imprensa (47) 98803-5710

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...