sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Meu herói, meu ídolo.


Objetivo geral:Desenvolver nos alunos valores relativos à paz e à não violência através de experiências significativas para a vida de todos.

Objetivos específicos:Despertar no aluno a consciência de que ele deve colaborar para o desenvolvimento de uma cultura de paz e não violência na escola e fora dela.
Envolver todos os membros da escola em ações que promovam uma cultura de paz e não violência no ambiente escolar.
Confrontar a realidade e a fantasia.
Abordar conceitos do tipo: bem/mal; certo/errado.
Identificar as características específicas de cada super-herói.
Formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres em relação ao planeta e a todos os seres.
Estratégias/Desenvolvimento:
Todos nós temos heróis, todos nós sonhamos com heróis, todos nós desejamos ser heróis ... mas, afinal, o que é isso de ser herói? Existem mesmo heróis (e super-heróis!) ou eles são uma criação da Humanidade para explicar o inexplicável, para aceitar o que não é óbvio, para lembrar a fragilidade do ser humano?
Em roda de conversa debatemos as seguintes questões:
- Para você o que significa ser um herói?
- Quando você pensa em histórias que envolvem um ato heroico, quem você imagina?
- Quais os heróis da ficção que você conhece?
Em seguida realizamos a leitura de uma carta, com o tema: É fácil ser super! Carta aberta ao Homem-Aranha.
No laboratório de informática ouvimos a música de Jorge Vercilo, Homem-Aranha. Saindo da ficção e entrando no mundo real, você consegue identificar algum herói? Quem?
Prática de oralidade: Um bom debate – Há heróis no cotidiano? Eles agem de que maneira? Eles têm superpoderes para enfrentar as dificuldades? O que é ser herói hoje, na vida?

 Resultado Final:Apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos: Texto – meu herói, meu ídolo. Minha super família.
Carta dos alunos do 7º ano, com as ideias da turma sobre: Afinal quem são os heróis do cotidiano?
Música: O mundo precisa de paz – Claudinho e Buchecha. Atividade desenvolvida juntamente com a disciplina de Geografia.





Centro de Educação Básica Erica Hasse.
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Ariane Lenzi Conink  Turma: 7º ano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...