quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Ideb 2017: educação de Trombudo Central supera índices estadual e nacional

Média alcançada nas séries iniciais ficou entre as cinco melhores do Alto Vale
O Ministério da Educação divulgou nesta semana o Ideb 2017, que é o índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Com base nos dados, a Secretaria de Educação de Trombudo Central aponta crescimento no índice do ano passado nas escolas da rede municipal, ao comparar com o de 2015, uma vez que a avaliação é feita a cada dois anos.
Em relação às séries iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, a educação trombudense obteve crescimento no Ideb, ficando entre as cinco melhores notas das 28 cidades do Alto Vale. “Os alunos são submetidos a uma prova, com questões de matemática e língua portuguesa. A avaliação ocorreu nas quatro unidades de ensino da rede municipal, onde atingimos a média 6,6”, explica a secretária Cátia Marangoni Geremias.
NOTAS POR ESCOLA / SÉRIES INICIAIS
C.E.B. Eginolf Beff – 6,9
C.E.B. Arthur Bruno Jandt – 6,7
C.E.B. Erica Hasse – 6,3
C.E.B. Alberto Balduíno – 6,2
* Média: 6,6
Com isso, o índice do município ficou acima do estadual e também do nacional: 6,6 Ideb Trombudo Central; 6,5 Ideb Santa Catarina; 5,8 Ideb Brasil.
Destaque também para o índice das séries finais do ensino fundamental. Neste caso, a prova só foi aplicada na escola Erica Hasse, por ser a única da rede municipal a trabalhar com alunos do 6º ao 9º ano. “Nas séries finais, alcançamos um expressivo crescimento de 0,8 décimos, passando de 4,5 para 5,3. Ou seja, também superamos o Ideb estadual, que é 5,2, e o nacional que ficou em 4,7”, calcula Cátia.
RECONHECIMENTO
A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, está consciente de que ainda há muito a ser feito. Porém, ressalta a importância de reconhecer que o resultado do trabalho é positivo. “Apostamos cada vez mais em formação continuada, na compra de materiais pedagógicos e didáticos, na realização de hora atividade e viagens de estudo, dentre outros projetos e ações. Sobretudo, enaltecemos o trabalho e a dedicação de cada um dos profissionais que fazem educação e acreditam que podemos fazer sempre mais e melhor”, destaca a prefeita Geovana Gessner.
A Secretaria de Educação se compromete em continuar estimulando e investindo nas práticas pedagógicas e nas relações socioemocionais. “Agradecemos as famílias que participam conosco do processo de ensino aprendizagem de seus filhos, este mérito também é de vocês. Temos claro onde estão nossos avanços e sabemos onde podemos melhorar. Gostaríamos de parabenizá-los pela conquista educacional de Trombudo Central e desejar que sigam firmes na luta por uma educação cada vez mais eficiente”, finaliza a secretária.
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
O IDEB foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. É um indicador nacional da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. (Fonte Portal do MEC).


FOTOS: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA

Contatos:
Prefeita Geovana Gessner (47) 98832-8828.
Secretária de Educação e Esporte, Catia Marangoni Geremias (47) 98880-8232

Jari Silva – assessor de imprensa (47) 98803-5710

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...