quarta-feira, 19 de setembro de 2018

O BRINCAR E A PERCEPÇÃO TÁTIL DA CRIANÇA

A percepção tátil é a capacidade de identificar diferentes texturas, materiais, temperaturas e formas (HAYWOOD; GETCHELL, 2004). As primeiras partes do corpo mais sensíveis e utilizadas para explorar o ambiente em que a criança está inserida são a boca e as mãos. Alguns conceitos são formados a partir desse tipo de percepção, como suave-áspero, duro-mole, arredondado-pontudo, tornando a percepção tátil indispensável para o desenvolvimento da criança na educação infantil, sendo utilizada em funções cognitivas e principalmente motoras (movimento) contribuindo para uma rica aprendizagem e potencialidade da mesma (PAYNE; ISAACS, 2007).
Dentro do projeto: “Descobrindo os sentidos”, as crianças da turma da Abelhinha puderam aprender de uma forma muito divertida sobre a sensação tátil.
Ouvimos a história: A caixa surpresa, e após, a professora trouxe uma caixa com vários objetos de formas, texturas e tamanhos diferentes, onde as crianças de olhos vendados, colocavam a mãozinha, sentiam os objetos e tiravam um, tentando adivinhar o que era, somente através do toque.





CEI GENTE MIÚDA – Berçário IV
Professora: Tatiana S. Zwicker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...