terça-feira, 27 de novembro de 2018

Nosso tempo


Os alunos do 9º ano desenvolveram ao longo do 3º e 4º bimestres, atividades e leituras relacionadas ao tema ética, a vida nas grandes cidades, as diferenças socioeconômicas e culturais, a violência urbana, a tevê e o comportamento do homem contemporâneo. E em meio a essas atividades os alunos divididos em grupos de estudo, realizaram pesquisas e apresentações para a turma sobre assuntos relacionados ao tema (Segue anexo fotos das equipes) e em meio a essas apresentações surgiu um debate relacionado ao respeito ao próximo e o preconceito. Onde com base nos argumentos apresentados, foi possível concluir que as leis criadas com o objetivo de buscar o fim da desigualdade racial são importantes. No entanto, sozinhas elas não são suficientes. Pois, no que diz respeito ao preconceito e questões envolvendo racismo os alunos concluíram e identificaram casos presentes no cotidiano.
Na realização da atividade: Trocando ideias, onde em roda de conversa os alunos respondem individualmente questões sobre o tema e apresentaram para a turma o seu ponto de vista, buscando argumentos para se fazer compreender. Observaram que tanto brancos e negros não devem ser coniventes com qualquer tipo de racismo. Só assim se construirá uma nação melhor e mais justa.
            Através da interpretação textual: Há incertezas na mudança, os alunos se apropriaram do estudo da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, observando que é uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese.
Para finalizar as atividades os alunos produziram um texto e o escolhido para representar a turma foi dos alunos: Vinícius Ceolin Dos Santos, Luís Jeremias.
Agora é a sua vez: escrever um texto dissertativo-argumentativo a partir do seguinte tema: Brasil, um país sem preconceito?
Brasil – Um país condenado.
            As pessoas se tornam preconceituosas porque querem ser melhores que as outras, por isso ficam julgando e rebaixando as outras para se sentirem superiores.
            No Brasil o preconceito é muito comum, pois em todo lugar há pessoas de diferentes etnias, raças e credos que vivem falando mal umas das outras.
            Esse tipo de preconceito é considerado crime, e nos últimos tempos vem acontecendo em todos os lugares, como na escola, trabalho, na rua ou até mesmo em casa. A sociedade não se dá conta de que é um crime gravíssimo e que podem ser presas por isso.
            No Brasil é quase impossível reverter essa situação, pois a maioria da população é preconceituosa e isso só aumenta tornando assim um hábito diário de muitos.
            Para isso melhorar, o Brasil precisaria passar por diversas mudanças, tais como, aprender a respeitar desde cedo, os idosos, as pessoas com deficiência e principalmente não julgar e denegrir a imagem do próximo pela sua classe social, cor, etnia e pela sua cultura.

Vinícius Ceolin Dos Santos
Luís Jeremias.









Centro de Educação Básica Erica Hasse
Trombudo central, 26/11/18.
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Ariane Lenzi Conink
Turma: 9º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...