Normativa nº 02
Secretaria de Educação e Esporte de Trombudo Central
Regulamenta as Saídas a campo.
Lugar de aprender não é apenas no Centro de Educação e no Centro de Educação Infantil. A Base Nacional Comum e a proposta Curricular de Trombudo Central destacam a importância de alunos e crianças conhecerem e valorizarem as características fundamentais do ambiente nas dimensões sociais, materiais e culturais e de se perceberem integrantes e agentes transformadores do espaço.
As saídas pedagógicas - diferentemente de passeios e excursões - fazem parte do conteúdo curricular e não podem deixar ninguém de fora, exceto aos que os pais não autorizarem formalmente. Para programar os trabalhos de campo através das saídas pedagógicas, o primeiro passo é constar no Projeto Político da Unidade, socializado em assembleia com a comunidade escolar, constar no planejamento do professor com os objetivos claros e com roteiros adequados ao currículo e a faixa etária atendida.
Diante desta organização institucional, as saídas pedagógicas devem ser planejadas e mobilizadas pelo professor para que as crianças e alunos tenham um roteiro e saibam o que estarão observando e analisando. No retorno a unidade ou no dia subsequente é necessário promover atividades de sistematização sobre a viagem, onde os alunos e crianças possam se expressar individual ou coletivamente, com textos, cartazes, desenhos e demais formas onde seja possível perceber se os objetivos foram atingidos e se houve aprimoramento na construção de conceitos e conhecimento.
Havendo necessidade e disponibilidade o transporte será autorizado pela Secretaria de Educação e deve ser solicitado em ficha própria com três dias de antecedência. É possível também organizar ações que dispensem grandes deslocamentos, nos arredores da instituição, nos parques e até em propriedades vizinhas.
Todas esta ações, saídas a campo, passeios, excursões, utilizando transporte ou não, são importantes para construção do conhecimento, socialização, valorização do contexto local e global e precisam ser autorizadas formalmente pelas famílias em bilhete próprio, colado na agenda e com a assinatura dos responsáveis. Objetivamos que sejam oferecidas experiências lúdicas, prazerosa, interativas e reais de aprendizagem para nossos alunos e crianças.
Trombudo Central, 26 de setembro de 2017