As crianças são conduzidas a se
perceberem como “agentes transformadores” ao receber informações, e com este
novo saber, levadas a construir conceitos estabelecendo relações entre aquilo
que conhecem e as novas experiências, passando a entender, dessa forma que, Meio Ambiente é todo e qualquer espaço
do qual fazem uso, desmistificando-o como sendo somente a natureza. Percebem-se
como cidadãos e sujeitos co-responsáveis as questões ambientais desde a
preservação, a reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos por elas, e
assim, exercem a cidadania entre si.
Algumas experiências vividas
pelas crianças: Visita a CASAN – observação do local de captação da água e seu
tratamento para o consumo, Comprovação da importância da água para os seres
vivos (através de três plantas), Comprovação da existência de água nos seres
vivos (extração de sucos), Reciclagem de pilhas, Reutilização de caixas para
organização dos próprios materiais, informações e relatos nas rodas de conversas.
As crianças são protagonistas de
pequenas ações, mas de grande importância no cotidiano, num contexto que enreda as mais variadas formas de preservação e cuidados que devemos
ter em relação a mãe Terra.
E mais, as crianças vão,
gradativamente se apropriando de tão importante e provocador vocabulário
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