domingo, 9 de junho de 2013

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CEI JOHANNE SCHÜTTE.


As crianças são conduzidas a se perceberem como “agentes transformadores” ao receber informações, e com este novo saber, levadas a construir conceitos estabelecendo relações entre aquilo que conhecem e as novas experiências, passando a entender, dessa forma que, Meio Ambiente é todo e qualquer espaço do qual fazem uso, desmistificando-o como sendo somente a natureza. Percebem-se como cidadãos e sujeitos co-responsáveis as questões ambientais desde a preservação, a reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos por elas, e assim, exercem a cidadania entre si.
Algumas experiências vividas pelas crianças: Visita a CASAN – observação do local de captação da água e seu tratamento para o consumo, Comprovação da importância da água para os seres vivos (através de três plantas), Comprovação da existência de água nos seres vivos (extração de sucos), Reciclagem de pilhas, Reutilização de caixas para organização dos próprios materiais, informações e relatos nas rodas de conversas.
As crianças são protagonistas de pequenas ações, mas de grande importância no cotidiano,  num contexto que enreda as mais variadas  formas de preservação e cuidados que devemos ter em relação a mãe Terra.

E mais, as crianças vão, gradativamente se apropriando de tão importante e provocador  vocabulário 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...