quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Construindo a identidade e aprender a respeitar a diversidade

Construindo a identidade e aprender a respeitar a diversidade

Centro de educação infantil Cinderela
Turma dos peixinhos- maternal
Professora: Marinês Steuck

 A ideia desta atividade surgiu a partir do projeto pesquisado sobre a identidade, na sequência foi inserido no planejamento a história da Menina Bonita do Laço de Fita, a partir da história falamos sobre as características pessoais e as diferenças que existem. Para dar continuidade, cada criança levou para casa a boneca que representa a Maria Bonita do Laço de fita, e com a boneca levaram um caderno para realizar o registro sobre a visita.

De acordo com a Base Nacional Comum é importante que as crianças aprendam a “conhecer-se e construir sua identidade pessoal e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento (gênero, religião, grupo étnico racial, etc.) nas diversas interações e brincadeiras que vivencia na Unidade de educação infantil. Além das vivências do cotidiano das crianças onde se faz presente o respeito à diversidade nas mais diversas situações.

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender e, se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto."(Nelson Mandela)

"A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo."(Nelson Mandela)".

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...