terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Jardinagem no C.E.I

Centro de Educação Infantil Arthur Kroenke.
Professora Jucélia Zoboli Ribas
 “Turma da Borboleta” (Pré I)
O contato com a natureza desde a infância é essencial, pois incentiva a mudança de atitudes, ajuda a formar conceitos e valores sobre o mundo que nos cerca, a compreender, a proteger e respeitar as riquezas d meio ambiente.
Precisamos ensinar a amar verdadeiramente a natureza e ter prazer em frequentar um ambiente cercado pela beleza e organização. Nossas crianças devem aprender que estamos inseridos na natureza e compreender que não estamos separados dela, mas que somos sim uma parte da mesma, e que, portanto, devemos desempenhar cada qual o seu papel neste contexto de preservação.
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Preparar a terra e plantar as mudinhas é sempre uma grande diversão!
A professora, juntamente com as crianças realizaram o plantio de mudas de: manacá, abacateiro, paineira, hortênsias, margaridas, moréias, lírios, jasmim e crótons;
Regar bastante, acompanhar seu crescimento e o processo de germinação damos oportunidade às crianças de aprender a cultivar plantas ornamentais e conviver em um ambiente bonito e organizado, perfumado e colorido.
Com essas atividades as crianças puderam apreciar, observar, se encantar, realizar descobertas... vivenciar momentos prazerosos em contato com a natureza.
Ver o brilho nos olhos e a alegria delas realizando as atividades e ouvir elas dizerem – “o prô, nossa creche vai ficar linda né? -  foi muito gratificante e com certeza levarão essas lembranças para o resto de suas vidas.

OBJETIVOS:
      Construir conhecimentos sobre o universo do jardim, plantas e bichos que o compõem envolvendo a prática de observação, exploração e de um jardim.  Conhecendo os cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio de observação, exploração, criação e cultivo. Desta forma despertar a consciência dos cuidados com a natureza e com o meio em que vivemos.
      Incentivar o cultivo de plantas ornamentais a fim de construir um ambiente agradável, limpo para o bom convívio no nosso CEI.
      Realizar de forma coletiva e orientada o plantio e a conservação dos jardins do nosso CEI, sendo este sob a responsabilidade de alunos e professores.
      Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta
      Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
      Realizar experiências;

      Observar a germinação de sementes, bem como a importância do sol e da água para seu desenvolvimento;



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...