quinta-feira, 9 de maio de 2019

Projeto Transitando pela Matemática

No início do ano letivo os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental se deparam com um ambiente novo, com novas pessoas, novas regras e uma nova rotina. Justamente pensando nesse processo de adaptação desenvolveu-se este projeto que está sendo realizado no CEB “Alberto Balduíno Barchfeld” e CEB “Arthur Bruno Jandt” e tem por objetivo promover o desenvolvimento pessoal e social do aluno, buscando a boa convivência e consequentemente um ambiente favorável à aprendizagem.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular “No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo, e responsável, requer muito mais que acumulação de informações. (...) Independente da duração da jornada escolar o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida, se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea.”.
           A escola deve formar cidadãos responsáveis e ativos. E além dos conteúdos, ensinar competências socioemocionais, como: pensamento crítico, comunicação, colaboração, atenção e ética. Pretende-se com este projeto trabalhar tais habilidades vinculadas ao ensino da matemática.
            Iniciamos o projeto realizando um passeio nos arredores da escola para observar as placas de trânsito e refletir sobre seus significados e a importância da sua existência. Assim, concluímos que as regras de transito existem para a segurança de todos e que num ambiente onde pessoas convivem regras são essenciais.
            Em seguida a turma produziu placas para indicar as regras da escola estabelecidas coletivamente. Para isso estudou-se sobre as categorias das placas de trânsito, apresentadas em cor e forma diferente e trabalhou-se o jogo da trilha gigante. Foram produzidas placas de regulamentação, advertência, educativas e auxiliares e fixou-se elas na sala de aula e nos espaços da escola de acordo com seus significados.
           Para dirigir uma pessoa precisa ter carteira de motorista, e se não cumprir as regras de trânsito, perde pontos e paga multas. Pensando nisso foram produzidas carteiras do aluno, ficando acordado que cada um tem um total de 30 pontos. Durante o ano letivo, a cada regra descumprida o aluno perderá um ponto e pagará uma multa no valor de R$5,00. Para isso cada um recortou o dinheirinho de brincadeira do encarte do livro de matemática.
Os alunos ganharam uma outra carteira para guardar seu documento e os dinheirinhos e, tem como responsabilidade trazê-los todos os dias para a escola. As regras descumpridas são registradas em um caderno próprio. Caso o aluno perca todos os pontos da sua carteira, ficou combinado que os responsáveis serão chamados a escola.
Uma das habilidades propostas para o 1º ano na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no campo da matemática é: “Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante”. Assim para ampliar o trabalho com o sistema monetário, mensalmente serão realizadas “feiras de usados” e os alunos utilizarão seu “dinheirinho” para comprar os brinquedos que os amigos não usam mais.
Dentro desta proposta também será trabalhado a habilidade  indicada para a turma  na BNCC de  “Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com suporte de imagens e ou/ materiais manipuláveis, utilizando estratégias e formas de registros pessoais.” 
Assim pretende-se dar significado no aprendizado da matemática, envolvendo o aluno em situações reais e incentivando-o a buscar soluções para seus problemas.
    Professora: Lais França Kniess Apolinario



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...