quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Convites

Duas novas Assembleias e Escola de PAIS  já estão marcadas:

CEB Erica Hasse dia 06/03/2012


CEB EGINOLF BELL dia 08/03/2012


CEI  Arthur Kroenke 13/03/2012

CEI CINDERELA dia 20/03/2012


Fiquem atentos e participem!



Reunião de Assembléia Geral e Escola de Pais

A Reunião do CEI Menino Jesus teve uma pauta excelente e a participação efetiva da comunidade escolar.
Foi realizada a escolha da nova diretoria.
Nesta reunião iniciamos o processo de trabalho para a Escola de Pais.
Confiram:
Vídeo Institucional

Nova diretoria eleita e empossada

Abertura com a Secretária de Educação

Apresentação da equipe de trabalho do CEI

Início da escola de Pais

Nesta semana no CEI Cinderela

Foi proporcionado as crianças  um novo espaço. A piscina. Percebemos como é simples encantá-las.
A professora Eni, bem como as outras educadoras ja estão organizado os espaços internos. É de suma importância organizar um ambiente estimulante e acolhedor na Educação infantil para a criança se desenvolver plenamente.


é assim professoras que conseguimos fazer da Educação Infantil um espaço mágico. Bom trabalho e Sucesso!


Dia de Lazer



O 1º Dia de Lazer de Trombudo Central contou com cerca de 120 crianças, o dia foi  criando com o intuito de proporcionar momentos de recreação e atividades esportivas entre pais e filhos.
O Dia de Lazer é  importante pelo fato de proporcionar um dia de recreação entre pai e filho também ajuda na integração entre as diversas comunidades do município. Comenta Rafael Marian.
O Evento será realizado no último sábado de que cada mês, em uma comunidade diferente do município.
A Secretaria da Educação agradece a todos os moradores da Localidade Alto Vale pelo apoio dado no evento.
O próximo Dia de lazer será no dia 31 de março na localidade de Bracatinga II  






1º Copa de Futsal Cidade de Atalanta



Trombudo Central ira participar com todas as categorias no Copa de Atalanta. Sub 09, Sub13, Sub 16, Feminino, e Livre.
Tabela de jogos de Trombudo Central neste fim de semana:
Sábado
Categoria sub 13 -  03/03/2012 – 15h10min - Fundação Fexponace x Trombudo Central
Categoria sub 16 – 03/03/2012 – 16h30min – Lontras x Trombudo Central
Categoria livre – 03/03/2012 – 22h20min – Agrolandia x Trombudo Central

Domingo

Categoria sub 09 – 04/03/2012 – 14h30min – Petrolandia x Trombudo Central
Categoria Feminino – 04/03/2012 – 16h00 – Trombudo Central x Taio

Treino de Futsal Feminino



Teve início no dia 25 de fevereiro, os treinos de futsal feminino no Ginásio de esportes Walter Bell, os treinos são ministrados pelo professor Nilvo da Silva contratado este ano para as atividades. O professor Nilvo também assume o time de futsal adulto masculino da fundação.
Os treinos de futsal femininos são aos sábados das 18h00 as 20h00 e domingos das 9h às 11h30min.
Total de alunas já inscritas – 23.


Projeto de Boas vindas: Quem tem medo do Lobo.

Vejam que projeto interessante sendo desenvolvido pela Professora Laura E. V. Primm
Neste primeiro momento  o trabalho com contos clássico com a presença do Lobo abre um leque para trabalhar a imaginação, a brincadeira, a rotina e a integração, alimentação, higiene, entre outros. Partindo das várias versões de Chapeuzinho Vermelho, estou inserindo outros Clássicos, entre eles, os três porquinhos, O lobo e os Carneirinhos... 
 
Histórias que encantam as crianças e possuem uma magia universal que é a capacidade de prender a atenção. Quem não se lembra dos contos de fadas contados ou lidos pelo pai, mãe, tias, avós ou professores?













fotos
1: pintura a dedo, 
2: Alguns trabalhos
4: Cantar e encontra o nome 
5 e 6: Circuito psicomotor: encontrar o nome na floresta imaginária 
7: Bandinha: cantando musicas do Lobo
8  : Recebemos uma carta do "amigo":  Lobo Guará: O lobo brasileiro que está em extinção, que nos contou não ser um lobo mau e os deixou presentes: Canudinhos e sabão para soprarmos igual a história dos três porquinhos e fazermos bolhas e guache diluído para fazermos uma bela obra de arte soprando com canudinhos.

Nós só temos a parabenizar mediações tão interessantes e significativas, muita garra, prossiga professora!

CONVITE



A Prefeitura Municipal de Trombudo Central, através do CICA-Centro Integrado de Cultura e Arte convidam todas as mulheres para o 1º ENCONTRO DA MULHER TROMBUDENSE que se realizarão no dia 10 de março no Clube do Idoso com início as 13:00 h com palestra, teatro, café colonial, música e sorteio de muitos brindes e em especial o sorteio de “UM DIA DE PRINCESA” entre as presentes.
Inscrições na Secretaria de Educação e no Centro Cultural em horário comercial no valor de $ 5,00.
Participe MULHER  este dia vai ser dedicado a “Você”

Maiores informações no Centro Cultural 
fone: 35440701
Nos dias  27 e 28 SEGUNDA E TERÇA FEIRA, a Coordenadora de Educação Infantil Glaucia J.B. Marcelino, visitou as Unidades de Educação Infantil  para entregar os livros da FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL  e fez as  CONTAÇÃO  DE HISTÓRIA NO CEI CHARLOTTE ILSE SCHINDLER


As crianças interagiram na história nomeando seus personagens. Na sequência brincaram de Caça Nomes, foram lidos os nomes de todas as crianças, explorando letra inicial e final.


Foi uma tarde extremamente positiva! 





sábado, 25 de fevereiro de 2012

Parceria significativa Prefeitura Municipal e Fundação Itaú Social

Em meados de 2011 foram cadastradas as Unidades de Educação de Trombudo Central no site da Fundação Itaú Social e solicitado livros de literatura infantil e infanto Juvenil, com o intuito de instrumentalizarmos nossos professores e oferecer maior diversidade de títulos a nossas crianças e adolescentes.
Com grande satisfação informamos que nesta semana os livros chegaram até a Secretaria e serão distribuídos para cumprirem de fato seu papel.




Sugerimos aos professores que:

- Os livros sejam disponibilizados no cantinho da leitura para que  a criança possa fazer leitura das imagens e posteriormente o mediador adulto lê a história para o grupo.
- Possibilitar um dia na semana em que as crianças levem  um dos livros  na  “Sacola Passeadeira”  para casa para que a família leia o livro para ela.
- Possibilitar que as crianças recontem a história 
- Fazer leitura de imagem e contar histórias para colegas.
- Fazer uma interação com crianças do Ensino Fundamental.
- Elaborar  livro gigante sobre a história lida.
Estas são apenas algumas idéias, acreditamos que vocês irão ampliar e muito estas possibilidades.
Solicitamos que as ações que forem desenvolvidas sejam registradas e encaminhadas a Secretaria, pois pretendemos enviar relatório, agradecendo a Fundação Itaú Social e compartilhando o quando esta parceria é importante e significativa para nossas crianças, que  certamente sendo bem mediados pelas professoras despertarão o prazer de ler e por consequência de escrever  e também despertando a cada dia mais o prazer em frequentar o Centro de Educação Infantil.
Os CEIs Arthur Kroenke, Gente Miúda e Cinderela ja receberam o material e os demais podem aguardar na semana seguinte, que eles estarão chegando!
Bom trabalho



Reunião no CEI Menino Jesus

Informamos que a primeira Assembléia de pais e professores  do ano de 2012, acontecerá neste dia 27/02, com início as 19h.
Além da reunião de  APP, também iniciaremos a Escola de Pais.

Família e Escola precisam andar juntas para aprimorar o processo educativo.



Contação de Histórias na Educação Infantil

A magia  e o encantamento das contações de Histórias  continuam...
Nesta semana  foi no CEI Pinguinho de Gente, onde a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Glaucia Jaqueline B. Marcelino, esteve, com as  crianças, encantando-as e estimulando o processo de formação de leitores!






Para você   Professora ou Professor que gosta de contar Histórias, confirme:

Sabemos que nem sempre contar histórias infantis nas creches e escolas de ensino fundamental é uma prática estimulada e valorizada, de modo que os alunos ouçam histórias, ou seja, o próprio professor pode não valorizar histórias infantis e isso, então, irá levá-los a crescer com essa desvalorização dos contos. Também os futuros professores podem revalorizar a contação de histórias, mostrando que isso é muito importante no desenvolvimento da criança. Com essa atividade, ela usa a sua imaginação, ou seja, cria seu próprio mundo, o das fantasias . O professor pode alcançar muitos objetivos por meio dela, pois ler histórias para criança é uma atividade prazerosa, com a qual poderá fazê-la expressar suas próprias percepções de mundo.
Levar o faz de conta até as crianças é sustentar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a muitas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões, é uma possibilidade de descobrir o mundo intenso de conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos através dos problemas que de acordo com as possibilidades vão sendo enfrentados e resolvidos pelos personagens de cada história.
É ouvindo histórias que se podem sentir importantes emoções, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas pode despertar nos pequenos ouvintes, além de ser um recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação.
A criança deve ser estimulada desde pequena pelo gosto da leitura, pois é até os sete anos de idade que ela forma este gosto pela leitura. Não importa que a criança não saiba ainda fazer a leitura de um livro, pois o professor deve ler e assim, dar esta referência de leitura para ela. A literatura infantil pode ser usada como recurso lúdico desenvolvendo na criança um comportamento prazeroso. É preciso tornar as crianças familiarizadas com os livros, orientando-as quanto ao manuseio e à sua conservação, já que com as histórias elas aprendem brincando a respeitar regras, se divertirem, seja através da imitação, socialização, interação ou dificuldade a ser superada. O objetivo geral da pesquisa é ampliar o espaço da contação de história nas escolas, no trabalho efetivo dos professores, pois ela ajuda muito no aprendizado da criança, que precisa de imaginação para constituir-se com liberdade. Os objetivos específicos foram: pesquisar várias formas para contar histórias, buscando despertar nos alunos o prazer ela leitura, proporcionar meios divertidos e atraentes para contá-las através de fantoches, dramatizações e cenários coloridos proporcionando momentos de descontração que, na verdade, estabelecem a ligação entre aquilo que é real e o imaginário, tão presente no cotidiano das mesmas. Concluímos que a contação de história é uma forma criativa para qualquer criança aprender por meio de uma atividade prazerosa, em que poderá expressar sua percepção de mundo.



Inauguração da Pista de Skate!


A Prefeitura  Municipal  de Trombudo Central está promovendo a  Inauguração da Pista de SKATE do Bairro Vila Nova, na Praça Ernesto Prada  (próximo  ao Perine )
Data- 03.03.2012
Horário- a partir das 15h
Haverá música  ao vivo show de Manobras e competição, Participem!

I Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente de Trombudo Central


A I Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente de Trombudo Central aconteceu no último dia 15 de fevereiro de 2012, convocada pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - com o tema: MOBILIZANDO, IMPLEMENTANDO E MONITORANDO A POLÍTICA E O PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
            Tendo uma temática bastante densa e acreditando na importância de agregar os jovens nas discussões, foi organizada uma Pré Conferência no dia 8 de fevereiro, com o objetivo de preparar nossos jovens para as reflexões sobre a Política de Atendimento a Criança e ao Adolescente e sobre o Plano Decenal.
            Sendo assim, no dia 15 de fevereiro, a I Conferência teve início com uma solenidade de abertura, onde foram chamados os políticos, os secretários, os professores, agentes de saúde, em fim, os profissionais interessados em participar de reflexões e proposições para a Política de Atendimento de Crianças e Adolescentes do município de Trombudo Central.
            Vale Destacar a participação dos Adolescentes que participam do Pró-jovem Adolescente, programa do Governo Federal, implantado em nosso município, desde 2009, que objetiva o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Este programa desenvolve atividades que estimula a convivência social, a participação cidadã e a formação geral para o mundo do trabalho.
            No que se refere a participação qualificada, no fim desse dia de trabalho, foram apresentadas preocupações e propostas pertinentes ao financiamento e a gestão dos recursos na área da Criança e do Adolescente, ao lazer, a promoção dos Direitos Humanos e a Defesa desses direitos. Essas propostas serão encaminhadas a Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA que deverão compor o Relatório Estadual para então ser encaminhado ao Conselho Nacional – CONANDA.

Centros de Educação iniciam os trabalhos com material do SEFE


Foram entregues aos alunos do Ensino fundamental da Rede Pública os livros que serão utilizados neste ano de 2012. Material este que já  foi utilizado em 2011 e após ser avaliado por gestores e professores está novamente sendo entregue para ser utilizado por todos os alunos de primeiro ao quinto ano.



Nas  fotos, crianças e professores do CE Arthur Bruno Jandt

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Em Trombudo Central tem SEFE

O Instituto UniBrasil tem como objetivo promover a educação, o exercício da cidadania, a transformação social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento da reflexão e da análise crítica. Assim, o Instituto desenvolve o Sistema Educacional UniBrasil, uma proposta inovadora baseada na interação social, na interdisciplinaridade e na comunicação.

Englobando em Trombudo Central o Ensino Fundamental (da 1ª à 5ª ano) por iniciativa da Administração Municipal que entende a importância de oferecer a alunos e professores material de qualidade e condições de trabalho adequadas.
O Sistema é composto por materiais didáticos para os alunos, capacitação e materiais de apoio para os professores e orientação para os pais. Os educadores são assessorados por docentes capacitadores, que desenvolvem, semestralmente, atividades relacionadas com os princípios que norteiam o trabalho pedagógico.
O Sistema Educacional UniBrasil está presente em diversos municípios da Região Sul, e o seu desempenho é permanentemente acompanhado. Isso significa que a proposta  não se resume a uma fórmula pronta, mas abrange um complexo trabalho que está em constante observação, aperfeiçoamento e adequação em cada escola onde é implantado.

Ensino Fundamental - 1ª a 5ª séries/ano
Capacitação e materiais de apoio aos professores
Orientação para os pais
Materiais didáticos para o aluno
Agendas para  alunos e professores
cartazes.



No Centro de Educação Básica Eignolf Bell  o material foi entregue aos alunos do primeiro ano de uma forma lúdica e encantadora pela professora Laís Kniess, as crianças fizeram uma mágica caça ao tesouro estimulando os alunos a cuidar do seu livro como se fosse um tesouro pois nele existem vários conhecimentos importantes para a vida que serão aprendidos durante o ano.  Os alunos foram desafiados a encontrar seus livros procurando na sala de aula e tentando reconhecer seu nome. 


A Aluna Natália Marcelino chegou em casa maravilhada, segundo depoimento de sua mãe Glaucia  J. B. Marcelino:
Achei isso incrível porque a Natalia chegou encantada com a atividade e com o livro que era como se fosse ouro. Ali ela tinha possibilidades de conhecer muitas coisas e até as coisas de antigamente (fator históricos) Comentou que as meninas da caverna não tinham rabicó, tic tac ou coisas para o cabelo, então usavam um ossinho mostrando-me a capa do livro.

Acreditamos em profissionais que encantam nossas crianças despertando-as para a maravilha que é a aventura de aprender a ler e escrever. Oferecemos material de qualidade e sabemos que os frutos serão colhidos a curto e médio prazo.



Formação do Ensino Fundamental

Realizada  em parceria com o SEFE em 16 e 17 de fevereiro





A formação contínua (2) é (Nóvoa 1991, Freire 1991 e Mello 1994) saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, dentro do contexto educacional contemporâneo. Nova o bastante para não dispor ainda de mais teorias nutrientes, provavelmente, ainda em gestação. É uma tentativa de resgatar a figura do mestre, tão carente do respeito devido a sua profissão, tão desgastada em nossos dias. "Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática". (FREIRE, 1991: 58).

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...