Moran foi muito real ao escrever este texto, revelando o contexto atual da educação em relação a gestão e nos reportando para uma reflexão mais profunda acerca da atuação dos professores. Quando temos a oportunidade de observar o trabalho educacional tendo como ponto de observação a Secretaria de Educação, vemos exatamente o que ele relata em seu texto. Eis ai o grande desafio a ser superado: transformar o olhar e a prática de profissionais acomodados, desanimados, desumanos, desinteressados, intransigentes e por vezes incapazes de conviver em grupo em práticas criativas e eficientes. Acredito ser possível ocasionar tais mudanças.
Mudanças ocorrem primeiramente do reconhecimento da falha e do desejo de mudar. Assim, partindo do princípio de que somos seres historicamente construídos e que temos capacidade de reflexão, se faz necessário apontar perfis, levantar dados, proporcionar momentos de estudos e capacitação para que cada um possa reconhecer-se e compreender suas limitações e necessidades. Certamente uma equipe de trabalho coesa e ética,poderá obter grandes resultados, através do reforço positivo das boas atitudes e ações inovadoras, provocando em todos motivação para superação de seus limites. Esta não é uma tarefa fácil, haja visto a grande resistência a mudança dos profissionais, que a meu ver vem camuflada de medo,insegurança e as vezes até de "preguiça" (de ler,planejar,disponibilizar-se e estabelecer rotina). Por certo, concretizar mudança de olhar, ação transformadora e criativa, leva tempo; para alguns bastam dias, para outros bastam meses, a outros se faz necessário anos e para alguns uma vida toda. Considerando a rapidez com que a sociedade e o mundo se modificam e se transformam; para o sucesso da aprendizagem e alcance da qualidade educacional, sinceramente espero e almejo que o grupo daqueles que levam a vida toda para mudar não mais permaneçam na educação e procurem uma profissão que lhes fará feliz.
A educação grita por seres humanos responsáveis, dedicados, criativos, estudiosos e disponíveis, que respeitem, amem e realizem-se com esta profissão tão importante que escolheram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário