quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Experiências significativas na Educação Infantil



 
Para que as crianças se desenvolvam plenamente, é preciso conhecer as características de cada faixa etária e garantir que algumas experiências essenciais façam parte do planejamento.
Experiência com tintas comestíveis possibilita a criança desenvolver a capacidade cognitiva e a sensibilidade.
Algumas ideias e ótimas experiências:

Tinta de beterraba

            Rale a beterraba na parte fina do ralador e retire o suco em uma gaze fina. O mesmo pode ser feio com a cenoura.

Tinta colorida
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 xícara de água
Misture tudo, e acrescente gotas de corante alimentício (à venda em qualquer supermercado).Dica : divida a receita em vários  potinhos , e use um corante diferente em cada .

Tinta de Chá ou Café
saquinho de chá ou café solúvel
água.

Mergulhe um saquinho de chá em ¼ de xícara de água, ou acrescente café solúvel a essa mesma água. Vá clareando ou escurecendo até obter diversas tonalidades. Utilize essa tinta para pintar sobre papel liso, ou para fazer vários tons.

Tinta de Farinha
farinha de trigo
água
corante alimentício
Misture 1 xícara de farinha e 3 xícaras de água em uma panela. Ferva até que a mistura esteja densa. Acrescente qualquer corante. Essa tinta mantém a textura depois de seca.



Tinta Caseira de amido de milho
Amido de milho (maisena)
Água
Misture 4 colheres de amido de milho, três colheres de água e mexa em uma xícara com água fervendo. Quando a mistura esfriar, acrescente corante para alimentos e coloque na geladeira. A tinta caseira pode ser utilizada em superfícies secas ou úmidas.


Secretaria Municipal de Educação e do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...