As
crianças pequenas apresentam certa dificuldade para entenderem o conceito de
passagem de tempo e isso ocorre porque elas ainda não tiveram muitas
experiências em suas vidas para poder medir corretamente o tempo. Para que as
crianças aprendam os conceitos de tempo, devemos sempre frisar palavras
relacionadas a ele quando estabelecemos compromissos e rotinas.
A
orientação do tempo é difícil para as crianças e se estabelece através da
percepção da sequência alternada de dias e noites, fazendo-a sentir, de forma
imprecisa a duração desses tempos. O uso do calendário visa estimular a
organização dessas percepções, mas também formar o hábito da criança usar o
registro dos acontecimentos. Para a criança da Educação
Infantil a noção de tempo, dias da semana é uma conquista que é possível
através do trabalho de rotina (todo dia) com o calendário.
Pensando nisso surgiu à ideia de
um novo projeto chamado “Cada dia é sempre um novo dia”, onde a turma é
presenteada todo mês com um calendário diferente. Através
do calendário mensal
temos a indicação dos dias da semana e do calendário anual temos a indicação
dos meses do ano.
O calendário é importante porque nos ajuda a
organizar as atividades que temos que realizar ao longo dos dias e dos meses do
ano, nos orienta sobre quais serão os feriados do ano, o dia que começa as
férias e o retorno às aulas, o dia do aniversário das crianças. É lógico que no
calendário anotamos as coisas que gostamos muito e não podemos esquecer, como
por exemplo, o dia de um passeio ou de uma visita.
Como
podemos perceber, com tantas atividades é difícil passar um dia sem olhar no
calendário. A curiosidade pelo calendário fica ainda maior porque a cada mês o
ajudante tem algo diferente para realizar e isso tem deixado às crianças muito
entusiasmadas.
Professora Simone Deves Venturi
Nenhum comentário:
Postar um comentário