quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Matemática na prática


O 1º ano do C.E.B.Eginolf Bell participou recentemente do projeto JEPP(Jovens Empreendedores Primeiros Passos),no decorrer deste,trabalhou os passos do empreendedorismo e precisou planejar e produzir produtos para abrir sua loja de ervas aromáticas na feira de jovens empreendedores.
Engana-se porém,quem pensa que depois da loja inaugurada o trabalho da turma estava terminado.
Na semana seguinte a feira ,foi o momento em que abrimos o nosso caixa,contamos o dinheiro que havia nele,relacionamos as despesas da fabricação dos produtos vendidos e embalagens.Foi com alegria que percebemos que além de conseguirmos saudar nossa dívida(que tanto nos preocupava),obtivemos também algum lucro.
A partir dessa questão,retomamos o conceito de sistema monetário,analisamos notas e moedas tanto reais,quanto de brinquedo,observando as diferenças entre elas,além de perceber as notas e moedas disponíveis.
Realizamos o jogo das argolas em que inicialmente cada aluno precisava dirigir-se ao caixa para adquirir cupons para as jogadas,nesse momento,precisamos discutir os valores dos cupons e o troco a ser recebido.
No jogo,cada aluno recebeu três argolas feitas com garrafa pet que precisavam lançar em direção a garrafas menores,caso a garrafa fosse acertada,receberia o valor em dinheiro colado na garrafa.
Ao final do jogo,o dinheiro obtido foi contabilizado e realizamos o registro no caderno.
Através dessas propostas,pudemos perceber a função social da matemática e do sistema monetário,além de realizar situações problema orais e escritas fazendo uso das operações de adição e subtração e do sistema monetário.

Professora:Aline Liana Jabs.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...