Sala de AEE-
Apoio Pedagógico
Professora: Monica Denzer.
Alunos da sala de Apoio com TDAH (Déficit de Atenção
e Hiperatividade)
O
jogo de quebra-cabeça desenvolve nas crianças as habilidades motoras, visuais e
cognitivas.
Os
quebra-cabeças funcionam como fonte de informação e enriquecimento para os
cérebros de todas as idades. Mas é na infância que ele cumpre seu papel de
maneira mais eficaz. O jogo de quebra-cabeça desenvolve nas
crianças as habilidades motoras, visuais, sociais e cognitivas. Os movimentos
com os olhos e com as mãos ao montar um quebra-cabeça ajudam a preparar a
criança para o habito da leitura. Dependendo do tema escolhido no
quebra-cabeça, pode ensina-los de maneira contundente números, letras, cores e
etc. No processo de formação educacional e cognitiva da criança, percebe-se a
importância dos quebra-cabeças no desenvolvimento físico, neurológico,
psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e
aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos afirmam,
inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e
resolução de questões de cunho psicológico.
O
Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que
compromete a atenção, o comportamento e o controle de impulsos e que, interfere
no desenvolvimento cognitivo de crianças, pode ser diagnosticado mais
tardiamente em adolescentes e até em adultos. A criança com esse transtorno
apresenta dificuldades perante o convívio social, pois geralmente o TDAH é
confundido com outros comportamentos próprios da idade, o que acaba
comprometendo a integridade das relações sociais.
No que tange a aprendizagem de crianças e
adolescentes com TDAH, é importante conhecer suas características para a
condução do processo educacional, no sentido de buscar alternativas pedagógicas
para o processo de aprendizagem desses alunos.
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