Centro de Educação Básica Erica Hasse.
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Ariane Lenzi Conink
Turmas: 6º ao 9º ano
Projeto: Roda de Leitura
Tema: Lendo e aprendendo
“Livro
tem dessas coisas faz mágica só com palavras.” Michelle Trevisani
Justificativa:
Esse
projeto visa ajudar na construção de uma comunidade escolar de leitores e abrir
oportunidades para os alunos explorarem novos livros a cada bimestre. Eles
poderão escolher suas leituras, apreciar os efeitos que cada uma delas lhes
traz, falar sobre essas sensações com os colegas a cada roda de conversa. O
projeto se desenvolverá durante todo o amo letivo conforme cronograma
estabelecido em sala.
Objetivos:
àProporcionar
situações de leitura compartilhada.
àAproximar
os alunos do universo escrito para manusearem as mais variadas obras e reparar
na beleza das imagens.
àManifestar
sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
àConstruir
critérios próprios para suas escolhas de leitura.
àDespertar
o hábito de respeitar a sua vez de ouvir e falar.
àProvocar
no aluno sua capacidade leitora, ler sempre mais.
àOportunizar
momentos de leitura prazerosa e de contação de histórias.
Metodologia:
Essa aula será realizada (quinzenalmente e mensalmente)
conforme cronograma estabelecido em sala. A roda de
leitura é um projeto que tem como intuito formar leitores. Assim, esse projeto
se apresentará na dinâmica de sala de aula. Os livros escolhidos poderão ser da
biblioteca, como também ser trazido de casa. Inicialmente o livro deverá ser
lido em casa, e só virá para a sala de aula quando for o dia de leitura no
bosque. Quinzenalmente será realizada a leitura e mensalmente a roda de
conversa para apresentação das obras lidas pelos alunos.
Cada
aluno receberá uma ficha para preencher e apresentar sobre o livro lido e
pontuar:
- título
da obra, autor, ilustrador, editora, etc.
-
palavras desconhecidas.
- porque
você escolheu este livro para apresentar à classe?
- se
tomou como referência o autor ou por que (já havia lido obras do mesmo e as
apreciou)?
- se
tomou como referência o tema ou o gênero (sempre explicando suas razões).
- se
gostou de algum trecho em particular, lendo-o para os alunos?
- se
apreciou o jeito como o autor escreve, apresentando alguns recursos que ele
utiliza?
- se o
livro apresenta alguma maneira diferente de organização; entre outros aspectos
possíveis?
Por fim,
discussão na roda de conversa expondo aos colegas aspectos que julgou
interessante na obra escolhida.
Avaliação:
A avaliação
será continua, observando a participação do aluno durante todo o processo (o
objetivo proposto: ler um ou mais livros por bimestre), seu interesse, sua
motivação, mostra-se seguro na apresentação do seu livro e se participa
ativamente nos momentos destinados a leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário