domingo, 19 de março de 2017

Roda de Leitura

Centro de Educação Básica Erica Hasse.
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Ariane Lenzi Conink
Turmas: 6º ao 9º ano

Projeto: Roda de Leitura
Tema: Lendo e aprendendo


“Livro tem dessas coisas faz mágica só com palavras.” Michelle Trevisani

Justificativa:
Esse projeto visa ajudar na construção de uma comunidade escolar de leitores e abrir oportunidades para os alunos explorarem novos livros a cada bimestre. Eles poderão escolher suas leituras, apreciar os efeitos que cada uma delas lhes traz, falar sobre essas sensações com os colegas a cada roda de conversa. O projeto se desenvolverá durante todo o amo letivo conforme cronograma estabelecido em sala.

Objetivos:
àProporcionar situações de leitura compartilhada.
àAproximar os alunos do universo escrito para manusearem as mais variadas obras e reparar na beleza das imagens.
àManifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
àConstruir critérios próprios para suas escolhas de leitura.
àDespertar o hábito de respeitar a sua vez de ouvir e falar.
àProvocar no aluno sua capacidade leitora, ler sempre mais.
àOportunizar momentos de leitura prazerosa e de contação de histórias.

Metodologia:
Essa aula será realizada (quinzenalmente e mensalmente) conforme cronograma estabelecido em sala. A roda de leitura é um projeto que tem como intuito formar leitores. Assim, esse projeto se apresentará na dinâmica de sala de aula. Os livros escolhidos poderão ser da biblioteca, como também ser trazido de casa. Inicialmente o livro deverá ser lido em casa, e só virá para a sala de aula quando for o dia de leitura no bosque. Quinzenalmente será realizada a leitura e mensalmente a roda de conversa para apresentação das obras lidas pelos alunos.
Cada aluno receberá uma ficha para preencher e apresentar sobre o livro lido e pontuar:
- título da obra, autor, ilustrador, editora, etc.
- palavras desconhecidas.
- porque você escolheu este livro para apresentar à classe?
- se tomou como referência o autor ou por que (já havia lido obras do mesmo e as apreciou)?
- se tomou como referência o tema ou o gênero (sempre explicando suas razões).
- se gostou de algum trecho em particular, lendo-o para os alunos?
- se apreciou o jeito como o autor escreve, apresentando alguns recursos que ele utiliza?
- se o livro apresenta alguma maneira diferente de organização; entre outros aspectos possíveis?
Por fim, discussão na roda de conversa expondo aos colegas aspectos que julgou interessante na obra escolhida.

Avaliação:
A avaliação será continua, observando a participação do aluno durante todo o processo (o objetivo proposto: ler um ou mais livros por bimestre), seu interesse, sua motivação, mostra-se seguro na apresentação do seu livro e se participa ativamente nos momentos destinados a leitura.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...