EDUCAÇÃO SÓCIO EMOCIONAL
Do ponto de vista
piagetiano, a afetividade seria como a gasolina, que ativa o motor de um carro,
mas não modifica sua estrutura. Segundo Wallon, a emoção é o
primeiro e mais forte vínculo entre os indivíduos. E é através da observação
dos gestos da mímica, do olhar, da expressão facial que percebemos essa
atividade emocional. Já no documentário “O começo da vida” o economista Flávio
Cunha faz uma afirmação super importante sobre esse assunto: “O afeto é a fita
isolante das ligações entre os neurônios”.
Esses três olhares apontam que a afetividade é
um elemento fundamental para fazer a máquina da aprendizagem funcionar. A
afetividade é um estado psicológico e causa profunda influência no
comportamento e no aprendizado das crianças.
A criança que recebe afeto dos
seus pais e professores, passa a desenvolver seus sentimentos, como: antipatia,
simpatia, respeito, desejos, interesses, tendências, valores e emoções, ou
seja, a afetividade impacta em todos os campos da vida. ( Deborah Calácia)
No CEI a criança precisa do
amor e do reconhecimento do professor para encontrar o prazer pelo aprender.
Pensando nisto
este ano a turma da estrelinha criou em sua sala um Cantinho Calmante, onde
coletivamente construíram alguns combinados e materiais. Ali podem se acalmar
quando se sentem agitados, nervosos ou com raiva. O cantinho calmante possui
uma garrafinha mágica, uma bolinha calmante, um jogo e um livro, onde as
crianças podem escolher o que querem usar para se acalmar. No inicio foi interessante,
pois o cantinho ficou tão atrativo que várias crianças diziam-se nervosas para
poder sentar e utilizar o que estava à disposição. Neste momento de volta ao
controle emocional é muito importante que o professor se abaixe e fique na
altura das crianças, faça-o respirar calmamente e converse sobre o que
aconteceu para que aos poucos a crianças vá conhecendo suas emoções e
aprendendo a lidar com elas. Um abraço e um colo nesta hora ajudam bastante.
Não importa como você demonstra seu afeto, mas
importa, e muito, que você o faça.
Nessa relação, professor e criança, transformações acontecem
paralelamente ao desenvolvimento intelectual. Uma relação afetuosa influencia
decisivamente a maneira como essa criança se mostra para o mundo. Sua percepção, a memória, autoestima, empatia e outras habilidades
socioemocionais que trazem equilíbrio para a vida emocional são marcadas,
profundamente, na primeira infância e por isso precisamos olhar com muito
cuidado para esse tema.
Professora Simone
Deves Venturi
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