terça-feira, 9 de maio de 2017

EDUCAÇÃO SÓCIO EMOCIONAL

EDUCAÇÃO SÓCIO EMOCIONAL
Do ponto de vista piagetiano, a afetividade seria como a gasolina, que ativa o motor de um carro, mas não modifica sua estrutura. Segundo Wallon, a emoção é o primeiro e mais forte vínculo entre os indivíduos. E é através da observação dos gestos da mímica, do olhar, da expressão facial que percebemos essa atividade emocional. Já no documentário “O começo da vida” o economista Flávio Cunha faz uma afirmação super importante sobre esse assunto: “O afeto é a fita isolante das ligações entre os neurônios”.
Esses três olhares apontam que a afetividade é um elemento fundamental para fazer a máquina da aprendizagem funcionar. A afetividade é um estado psicológico e causa profunda influência no comportamento e no aprendizado das crianças.
A criança que recebe afeto dos seus pais e professores, passa a desenvolver seus sentimentos, como: antipatia, simpatia, respeito, desejos, interesses, tendências, valores e emoções, ou seja, a afetividade impacta em todos os campos da vida. ( Deborah Calácia)
No CEI a criança precisa do amor e do reconhecimento do professor para encontrar o prazer pelo aprender.
Pensando nisto este ano a turma da estrelinha criou em sua sala um Cantinho Calmante, onde coletivamente construíram alguns combinados e materiais. Ali podem se acalmar quando se sentem agitados, nervosos ou com raiva. O cantinho calmante possui uma garrafinha mágica, uma bolinha calmante, um jogo e um livro, onde as crianças podem escolher o que querem usar para se acalmar. No inicio foi interessante, pois o cantinho ficou tão atrativo que várias crianças diziam-se nervosas para poder sentar e utilizar o que estava à disposição. Neste momento de volta ao controle emocional é muito importante que o professor se abaixe e fique na altura das crianças, faça-o respirar calmamente e converse sobre o que aconteceu para que aos poucos a crianças vá conhecendo suas emoções e aprendendo a lidar com elas. Um abraço e um colo nesta hora ajudam bastante.
Não importa como você demonstra seu afeto, mas importa, e muito, que você o faça.
Nessa relação, professor e criança, transformações acontecem paralelamente ao desenvolvimento intelectual. Uma relação afetuosa influencia decisivamente a maneira como essa criança se mostra para o mundo. Sua percepção, a memória, autoestima, empatia e outras habilidades socioemocionais que trazem equilíbrio para a vida emocional são marcadas, profundamente, na primeira infância e por isso precisamos olhar com muito cuidado para esse tema.




Professora Simone Deves Venturi







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