• Fixar o entendimento sobre alguns conceitos de genética (genes alelos; genes recessivos e dominantes; genes homozigotos e heterozigotos).
• Facilitar o entendimento quanto aos cruzamentos genéticos.
Metodologia:
• O bingo é composto de cartelas coloridas expressando os Fenótipos e os respectivos alelos para que cada aluno faça os cruzamentos.
Como jogar:
• Cada jogador deverá receber uma cartela;
• O professor sorteia a ficha contendo o Genótipo;
• O aluno irá fazer o cruzamento e marcar na sua cartela aqueles fenótipos com as figuras coloridas;
• O Primeiro jogador que preencher a cartela pronuncia “Mendel”;
• O professor deverá interromper o bingo para fazer a conferência e anunciar se de fato o jogador ganhou o jogo de bingo;
• Durante o jogo, fazem-se perguntas relacionadas ao Fenótipo e Genótipo sorteado.
Avaliação:
A atividade não é de caráter avaliativo, mas sim, uma ferramenta lúdica de aprendizagem e fixação dos conceitos vistos anteriormente em aula.
Centro de Educação Básica Erica Hasse
Professora: Monique Brandes da Silveira
Disciplina: Ciências
Série: 9ª
ano
Sé
Nenhum comentário:
Postar um comentário