Registro de impressões e constatações
do Fórum FENEX- Sétimo Fórum nacional Extraordinário da UNDIME.
O Fórum Nacional extraordinário da UNDIME aconteceu nos dias 14 a 17 de
agosto de 2018. Todas as palestras, mesas redondas e reflexões tiveram
três alicerces de ponderações, colocaram a importância central da formação de professores
como a forma mais eficiente para aprimorarmos as práticas pedagógicas. Como
segundo elemento importante a necessidades de condições de trabalho e também a
necessidade de buscar resultados eficientes de aprendizado.
O cuidado com a excelência na educação precisa levar em conta uma gestão
organizada da Rede de Ensino e da sala de aula, o trabalho que respeite a
heterogeneidade de profissionais e alunos e uma avaliação necessária, que
oportunize novos planejamentos e práticas diferenciadas que propiciem o
aprendizado.
Discursos equivocados que procuram culpados para os insucessos educativos
não cabem mais no panorama do sec. XXI, é
momento de aliar forças, analisar dados, propor currículos eficientes e
aproximados da realidade, mas sobretudo
proporcionar motivos para os alunos gostarem da escola e perceberem que nela é
possível aprender e conviver. O grande desafio é conquistar os alunos, eles
precisam ver sentido na escola, para isto é indispensável potencializar o poder
das equipes e de todos juntos (famílias, sociedade e escola) alavancarmos o
processo de aprendizado. O sentido de pertencimento favorece e minimiza muitas
das nossas angústias e lutas. Empatia com famílias, professores e alunos.
“Se correr o bicho pega, se ficar o bicho como, mas se nos unirmos o
bicho foge” Dr. Renato Casagrande.
Tivemos palestras sobre índices e dados de pesquisa que podem
nos dar um panorama nacional sobre a educação e seus profissionais. Santa Catarina se coloca dentre os cinco primeiros
Estados do País, em muitas das perspectivas analisadas e isso de forma positiva.
Sabemos que talvez isso não represente muito, mas que diante do cenário
nacional nossas potencialidades é destaque em relação
ao restante do Brasil. Num evento desta magnitude e na troca de experiências é
possível verificar quantas questões nos aproximam e mudam apenas de endereço e
tantas outras que a gente nem consegue perceber em nosso contexto como imensas
potencialidades que temos. Um país continental como o nosso tem uma diversidade
incrível.
Foi possível conhecer um grande número de representantes de Institutos e
empresas parceiras que desenvolvem trabalhos e projetos voltados a educação, oferecendo
contatos e algumas possibilidades muito interessantes. A sociedade, através de
seus órgãos representativos tem se mobilizado para colaborar nas causas
educacionais com resultados comprovados.
A Base Nacional Curricular foi amplamente debatida sob vários pontos de
vista, mas ainda que necessitando de olhares atentos sobre determinadas
questões, foi avaliada por todos os palestrantes como uma importante ferramenta
para garantia dos direitos de aprendizagem, ressaltando a importância de serem
os mesmos em todo o país. O compromisso e também o desafio é de transpor
através de bons currículos e mediações significativas a BNCC para a vida de nossos
alunos.
A temática que teve um grau elevado de polêmica e desafio, tratou sobre o
financiamento da educação, a revogação da emenda A EC 95, que significa na prática a redução da presença do
Estado na garantia dos direitos sociais e difusos. Não apenas congela os
recursos por 20 anos; reduz a participação dos gastos sociais no orçamento
público; impede o cumprimento das metas do PNE (10% do PIB para a educação).
Ficou bem ressaltado que NÃO EXISTE FUTURO PARA O PAÍS SEM A REVOGAÇÃO DE EC
95/16.
Participar de um fórum nacional proporciona muito aprendizado,
oportunizando construção de conhecimento, troca de ideias,
compartilhamento de experiências com muitas regiões do país. Foi possível
perceber o quanto estamos alinhados com as políticas nacionais de Educação e
perceber a dimensão de quantos desafios temos por conquistar.
Algumas das palestras
do Fórum podem ser acessadas neste endereço:
Trombudo Central, 20/08/2018
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