Normativa 001/2019/SME
Planejamento
e atuação da Coordenadora pedagógica
A organização
do planejamento escolar é um dos pontos essenciais para que a escola
obtenha bons resultados de ensino.
O aprendizado das crianças
e alunos é o grande objetivo de todo o processo
educativo.
O planejamento é momento importante e
imprescindível, cabe fazer um detalhado diagnóstico das crianças e alunos,
conhecer a legislação educacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, a Base Nacional Curricular e a Proposta
Pedagógica da Rede Municipal de Ensino e o PPP da Instituição para garantir que a
base legal esteja presente diariamente no contexto escolar.
Ao efetuar o planejamento é necessário
ter uma visão ampla sobre todas as suas dimensões. Esse momento não se
restringe ao programa de conteúdos a serem ministrados ao longo do ano, vai
muito além; ele faz parte do plano geral de cada instituição que por sua vez,
inclui as metas a serem alcançadas, os objetivos educativos as expectativas, os
direitos de aprendizagem, estratégias de recuperação paralela as formas de
avaliação para as diferentes áreas do conhecimento.
O momento da hora atividade é de
fundamental importância para planejar, analisar os resultados alcançados, os
registros elaborados referentes a cada criança e aluno, a organização dos materias e do trabalho a ser desenvolvido e a definição
de prioridades, com vistas a proposta curricular da Secretaria de Educação em
cada uma de suas áreas e níveis. As demais ações realizadas na Hora atividade,
como confecções de jogos e
preparação de todo o material para a
semana, estão descritas detalhadamente na normativa
n.02 de 2019. Deste modo no período
que o professor(a) está na
sala este deve ficar exclusivamente com os alunos/ Crianças executando seu planejamento.
Nosso
objetivo prioritário é cumprir o plano
municipal de educação que prioriza a
alfabetização, de todos quanto for
possível ao final do primeiro ano do ensino fundamental.
Planejamento do Ensino Fundamental
Como elementos mínimos
para o planejamento do Ensino
fundamental aos iniciais e
finais, conforme sugestão de tabela em anexo
I:
·
Disponibilizado
para as famílias em março de 2019 no
portal;
·
Elaborado
no dia da Hora atividade e postado no Portal educacional .
·
Chamada
diária no sistema;
·
Sequência
didática semanal com data, podendo ser temática ou projeto;
·
Objetivos
de aprendizagem/ habilidades de acordo com a unidade temática e de acordo com a
BNCC;
·
Inserir
habilidades e competencias.
·
Jogos;
citar objetivos
·
Músicas;
citar nome
·
Histórias
de deleite todos os dias, digitar o nome das histórias ou a leitura de qualquer
outro gênero textual;
·
Experiências
envolvendo movimento, intercalando com os conteúdos (quando for necessário); No
ciclo de alfabetização.
·
Programa
de Competências Socioemocionais , registrado no planejamneto uma ou mais experiências na semana;
·
Avaliação
de acordo com a habilidade ou objetivo de aprendizagem;
·
Registrar
como se dará a recuperação paralela, quando for necessário;
·
Registrar
atividade diferenciada para alunos com dificuldades;
·
Inserir
quando for divulgar o trabalho nas mídias sociais – Blog ou demais mídias.
·
Postar no dia da hora atividade até no dia da hora
atividade da semana subsequente.
(conforme anexo I)
·
Componentes curriculares, Unidade
temática - Objeto de conhecimento (conteúdo), Habilidades
(objetivo), Vivências (metodologias), esta na BNCC e nos livros didáticos.
Salientando sempre que possível a inserção de metodologias
interdisciplinares. Os objetivos precisam dizer respeito as atividades
propostas na semana e podem ser replanejados sempre que necessários. As
propostas devem ser de acordo com a faixa etária e com o ritmo da turma.
·
Metodologias.
No Ciclo ressaltar com mais ênfase a
alfabetização, letramento e a matemática. Descrever as atividades de forma que
seja possível compreender a proposta. Não é concebível citar apenas a página
do livro, bem como não é necessário transcrever toda a atividade no
planejamento. Inserir nas metodologias jogos e dinâmicas de aprendizagem, obras
complementares ou texto com pretexto.
·
Proposta de Avaliação, com
sugestões diferenciadas para os alunos que apresentarem laudo ou dificuldades
evidentes. Intercalar, provas, trabalhos em grupo, atividades individuais
escritas e orais, pesquisas, produções etc. Registrar o percurso avaliativo de
cada alunos em caderno próprio.
·
Detalhamento das atividades permanentes
com nome da história de deleite, música, jogos, brincadeiras e demais
atividades propostas.
·
Estratégias de recuperação paralela,
devem ser descrita. Sempre oferecendo outras possibilidades para o conteúdo a
ser recuperado.
Planejamento na ducação Infantil
Planejar o
cotidiano a partir dos contextos coletivos de educação requer o cuidado e
preocupação em pensar um formato de planejamento para Educação Infantil,
diferente da referência que temos para o Ensino Fundamental. Torna-se
fundamental que todo o processo
de elaboração de um projeto de educação para creches e
pré-escolas seja desenvolvido por concepções teórico-metodológicas que
considerem o seguinte aspecto ao pensar a vida cotidiana: o planejamento e suas
intencionalidades, compreendendo que o mesmo se nutre da observação, do
registro e da reflexão sobre o repertório de ações praticadas, bem como da
avaliação de contexto que, por sua vez, será norteadora do pensar e fazer,
conduzindo a ação docente para um novo planejamento.
Destarte,
concordamos que não adianta ter um planejamento bem planejado, se o professor
não constrói uma relação de respeito e afetividade
com as crianças; se ele toma as atividades previstas como momentos didáticos, formais,
burocráticos: se ele apenas age e atua, mas não interage e partilha da aventura que é a construção
do conhecimento do ser humano (OSTETTO, 2004, p. 190). (Proposta
Curricular da Rede Municipal de Ensino)
Salientamos que todas as ações da
educação infantil devem estar pautadas nas interações e brincadeiras.
Como elementos mínimos do planejamento
da educação Infantil, conforme sugestão de tabela em anexo I I:
·
Identificação
da turma e do período do planejamento
·
Disponibilizado para as famílias em março de 2019 no portal;
·
Sequência semanal com tema e data;
·
Objetivos de aprendizagem de acordo com o tema da
sequencia e de acordo com a BNCC
conforme faixa etária;
·
Direitos de aprendizagem;
·
Experiência de acordo com o tema;
·
Músicas;
·
Histórias – Título e sobre o que se trata
·
Experiências envolvendo movimento;
·
Jogo de regras
·
Programa de Competências Socioemocionais – uma ou mais
experiências por semana,
·
Avaliação de acordo com o objetivo de aprendizagem;
·
Registrar como se dará a recuperação paralela;
·
Registrar imagem/atividade semanal do que for mais
significativo para inserir no portfólio digital ou impresso.
·
Registrar quando for divulgar o trabalho nas mídias
sociais – Blog ou demais mídias.
·
Utilizar o currículo e o livro didático do professor
como apoio ao planejar.
·
Rotina deve constar no campo observação.
Para planejar, seja na educação
Infantil ou no Ensino Fundamental é preciso refletir sobre os resultados
alcançados, reconhecer os desafios vencidos e aqueles ainda por vencer, para
que novos passos sejam dados em direção das ações que serão realizadas,
lembrando de manter análise e reflexão contínua das oportunidades a serem
oferecidas a crianças e alunos garantindo os conteúdos/Conceitos mínimos para
seu nível de ensino.
Esta normativa traz os elementos
mínimos, sendo que cada profissional tem autonomia e liberdade para ir muito
além em seus planejamentos.
O planejamento pode ser organizado por
meio de projetos e sequências didáticas, ou apenas em sequências didáticas com tema gerador que deve ser feito semanalmente,
inserido no portal do professor do sistema Educacional. Postar no dia
da hora atividade até no dia da hora atividade da semana subsequente. (conforme
anexo II)
Atuação da coordenadora Pedagógica na assessoria do Planejamento
Estão para
facilitar o trabalho do professor,
assessorando na elaboração e na execução do planejamento,
dando a sua contribuição
ao processo de construção de conhecimento de alunos,
crianças e professores.
·
Baseados nesta normativa verificar se os elementos mínimos estão contidos no planejamento, compartilhar com os professores as reflexões acerca do planejamento para contribuir na reflexão e amadurecimento
do processo.
·
Buscar
referências bibliográficas, indicações de textos, literaturas,
autores, diversas gêneros textuais, músicas,
jogos e demais elementos para sugerirem ao professores
e estes darem materialidade ao planejamento.
·
Visitar as salas de aula e os espaços
de educação infantil, bem como
verificar as experiências que estão acontecendo para conferir se o planejamento
está sendo concretizado e se as crianças e alunos estão construindo conhecimento, pautados na proposta Curricular e
na
BNCC.
·
Contribuir com os professores, oportunizando momentos de reflexão sobre suas práticas, sobre o planejamento e os registros
avaliativos.
·
Após visitas
nas salas socializar registro dos pontos observados no planejamento e transposição para prática, para servirem de leitura
e análise dos professores
e também para registro de avaliação funcional.
Trombudo Central, 14 de fevereiro de 2019
Anexo I –
Ensino Fundamental
Centro
de Educação Básica
Professora:
Turma:
Período:
|
|||
Componentes curriculares
|
Unidade temática
Objeto de conhecimento (conceúdo)
|
Habilidades (objetivo)
|
Vivências (metodologias)
|
Quarta-feira
|
|||
Quinta-feira
|
|||
Sexta-feira
|
|||
Segunda-feira
|
|||
Terça-feira
|
|||
Avaliação:
Recuperação paralela:
Atividade Competência
Socioemocional:
Nome das histórias de
deleite:
|
|||
Atividades permanentes: Visto
nas agendas (1º e 2º ano, demais opcional); calendário; ajudante do dia,
chamada, história de deleite.
|
ANEXO II - Educação Infantil
PROJETO
ou sequência
didática com tema:
Direitos de aprendizagem:
|
|||||
TERÇA-FEIRA
Data
|
QUARTA- FEIRA
Data
|
QUINTA-FEIRA
Data
|
SEXTA-FEIRA
Data
|
SEGUNDA-FEIRA
Data
|
OBS
|
Deve ser digitado toda a rotina
com
|
|||||
OBSERVAÇÕES: Realizar a rotina diariamente. Ajudante. Quem veio
hoje? Com a brincadeira “Adivinha, adivinha...”. Calendário com autorretrato.
Hoje o tempo está... Contagem de meninos e meninas. Escovação. Brincadeiras
livres e dirigidas no parque. Visto
e devolutivas nas agendas
OBJETIVOS DE
APRENDIZAGEM:
AVALIAÇÃO:
RECUPERAÇÃO PARALELA:
COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL UMA VEZ POR SEMANA OU MAIS:
HISTÓRIA
COM UMA BREVE DESCRIÇÃO:
REGISTRAR QUANDO FOR DIVULGAR O TRABALHO NAS MÍDIAS
SOCIAIS – BLOG OU DEMAIS MÍDIAS
|
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