quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Normativa Do Planejamento e Atuação da Coordenadora Pedagógica



Normativa 001/2019/SME

Planejamento e atuação da Coordenadora pedagógica
A organização do planejamento escolar é um dos pontos essenciais para que a escola obtenha bons resultados de ensino. O aprendizado das crianças e alunos é o grande objetivo de todo o processo educativo.
O planejamento é momento importante e imprescindível, cabe fazer um detalhado diagnóstico das crianças e alunos, conhecer a legislação educacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional Curricular e a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino e o PPP da Instituição para garantir que a base legal esteja presente diariamente no contexto escolar.
Ao efetuar o planejamento é necessário ter uma visão ampla sobre todas as suas dimensões. Esse momento não se restringe ao programa de conteúdos a serem ministrados ao longo do ano, vai muito além; ele faz parte do plano geral de cada instituição que por sua vez, inclui as metas a serem alcançadas, os objetivos educativos as expectativas, os direitos de aprendizagem, estratégias de recuperação paralela as formas de avaliação para as diferentes áreas do conhecimento.
O momento da hora atividade é de fundamental importância para planejar, analisar os resultados alcançados, os registros elaborados referentes a cada criança e aluno, a organização dos materias e do trabalho a ser desenvolvido e a definição de prioridades, com vistas a proposta curricular da Secretaria de Educação em cada uma de suas áreas e níveis. As demais ações realizadas na Hora atividade, como confecções de jogos e

preparação de todo o material para a semana, estão descritas detalhadamente na normativa n.02 de 2019. Deste modo no período que o professor(a) está na sala este deve ficar exclusivamente com os alunos/ Crianças executando seu planejamento.
      Nosso objetivo prioritário  é cumprir o plano municipal de educação que prioriza  a alfabetização, de todos quanto for  possível ao final do primeiro ano do ensino fundamental.

Planejamento do Ensino Fundamental


Como elementos mínimos para o planejamento do Ensino fundamental aos iniciais e finais, conforme sugestão de tabela em anexo I:
·               Disponibilizado  para as famílias em março de 2019 no portal;
·               Elaborado no dia da Hora atividade e postado no Portal educacional .
·               Chamada diária no sistema;
·               Sequência didática semanal com data, podendo ser temática ou projeto;
·               Objetivos de aprendizagem/ habilidades de acordo com a unidade temática e de acordo com a BNCC;
·               Inserir habilidades e competencias.
·               Jogos; citar objetivos
·               Músicas; citar nome
·               Histórias de deleite todos os dias, digitar o nome das histórias ou a leitura de qualquer outro gênero textual;
·               Experiências envolvendo movimento, intercalando com os conteúdos (quando for necessário); No ciclo de alfabetização.
·               Programa de Competências Socioemocionais , registrado no planejamneto  uma ou mais experiências na semana;
·               Avaliação de acordo com a habilidade ou objetivo de aprendizagem;
·               Registrar como se dará a recuperação paralela, quando for necessário;
·               Registrar atividade diferenciada para alunos com dificuldades;
·               Inserir quando for divulgar o trabalho nas mídias sociais – Blog ou demais mídias.
·        Postar   no dia da hora atividade até no dia da hora atividade da semana subsequente.   (conforme anexo I)

·        Componentes curriculares, Unidade temática - Objeto de conhecimento (conteúdo), Habilidades (objetivo),  Vivências (metodologias), esta na BNCC e nos livros didáticos. Salientando sempre que possível a inserção de metodologias interdisciplinares. Os objetivos precisam dizer respeito as atividades propostas na semana e podem ser replanejados sempre que necessários. As propostas devem ser de acordo com a faixa etária e com o ritmo da turma.
·        Metodologias.
 No Ciclo ressaltar com mais ênfase a alfabetização, letramento e a matemática. Descrever as atividades de forma que seja possível compreender a proposta. Não é concebível citar apenas a página do livro, bem como não é necessário transcrever toda a atividade no planejamento. Inserir nas metodologias jogos e dinâmicas de aprendizagem, obras complementares ou texto com pretexto.
·        Proposta de Avaliação, com sugestões diferenciadas para os alunos que apresentarem laudo ou dificuldades evidentes. Intercalar, provas, trabalhos em grupo, atividades individuais escritas e orais, pesquisas, produções etc. Registrar o percurso avaliativo de cada alunos em caderno próprio.
·        Detalhamento das atividades permanentes com nome da história de deleite, música, jogos, brincadeiras e demais atividades propostas.
·        Estratégias de recuperação paralela, devem ser descrita. Sempre oferecendo outras possibilidades para o conteúdo a ser recuperado.
 

Planejamento na ducação Infantil

Planejar o cotidiano a partir dos contextos coletivos de educação requer o cuidado e preocupação em pensar um formato de planejamento para Educação Infantil, diferente da referência que temos para o Ensino Fundamental. Torna-se fundamental que todo o processo de elaboração de um projeto de educação para creches e pré-escolas seja desenvolvido por concepções teórico-metodológicas que considerem o seguinte aspecto ao pensar a vida cotidiana: o planejamento e suas intencionalidades, compreendendo que o mesmo se nutre da observação, do registro e da reflexão sobre o repertório de ações praticadas, bem como da avaliação de contexto que, por sua vez, será norteadora do pensar e fazer, conduzindo a ação docente para um novo planejamento.
Destarte, concordamos que não adianta ter um planejamento bem planejado, se o professor não constrói uma relação de respeito e afetividade com as crianças; se ele toma as atividades previstas como  momentos didáticos, formais, burocráticos: se ele apenas age e atua, mas não interage e partilha da aventura que é a construção do conhecimento do ser humano (OSTETTO, 2004, p. 190). (Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino)
Salientamos que todas as ações da educação infantil devem estar pautadas nas interações e brincadeiras.
Como elementos mínimos do planejamento da educação Infantil, conforme sugestão de tabela em anexo I I:
·        Identificação da turma e do período do planejamento
·        Disponibilizado  para as famílias em março de 2019 no portal;
·        Sequência semanal com tema e data;
·        Objetivos de aprendizagem de acordo com o tema da sequencia  e de acordo com a BNCC conforme faixa etária;
·        Direitos de aprendizagem;
·        Experiência de acordo com o tema; 
·        Músicas;
·        Histórias – Título e sobre o que se trata
·        Experiências envolvendo movimento;
·        Jogo de regras
·        Programa de Competências Socioemocionais – uma ou mais experiências por semana,
·        Avaliação de acordo com o objetivo de aprendizagem;
·        Registrar como se dará a recuperação paralela;
·        Registrar imagem/atividade semanal do que for mais significativo para inserir no portfólio digital ou impresso.
·        Registrar quando for divulgar o trabalho nas mídias sociais – Blog ou demais mídias.
·        Utilizar o currículo e o livro didático do professor como apoio ao planejar.
·        Rotina deve constar no campo observação.
Para planejar, seja na educação Infantil ou no Ensino Fundamental é preciso refletir sobre os resultados alcançados, reconhecer os desafios vencidos e aqueles ainda por vencer, para que novos passos sejam dados em direção das ações que serão realizadas, lembrando de manter análise e reflexão contínua das oportunidades a serem oferecidas a crianças e alunos garantindo os conteúdos/Conceitos mínimos para seu nível de ensino.
Esta normativa traz os elementos mínimos, sendo que cada profissional tem autonomia e liberdade para ir muito além em seus planejamentos.
O planejamento pode ser organizado por meio  de projetos e sequências didáticas, ou apenas em sequências didáticas com tema gerador que deve ser feito semanalmente, inserido no portal do professor do sistema Educacional. Postar   no dia da hora atividade até no dia da hora atividade da semana subsequente.   (conforme anexo II)

Atuação da coordenadora Pedagógica na assessoria do Planejamento

Estão para facilitar o trabalho do professor, assessorando na elaboração e na execução do planejamento, dando a sua contribuição ao processo de construção de conhecimento de alunos, crianças e professores.
·         Baseados nesta normativa verificar se os elementos mínimos estão contidos no planejamento, compartilhar com os professores as reflexões acerca do planejamento para contribuir na reflexão e amadurecimento do processo.
·         Buscar referências bibliográficas, indicações de textos, literaturas, autores, diversas gêneros textuais, músicas, jogos e demais elementos para sugerirem ao professores e estes darem materialidade ao planejamento.
·         Visitar as salas de aula e os espaços de educação infantil, bem como verificar as experiências que estão acontecendo para conferir se o planejamento está sendo concretizado e se as crianças e alunos estão construindo conhecimento, pautados na proposta Curricular e na BNCC.
·         Contribuir com os professores, oportunizando momentos de reflexão sobre suas práticas, sobre o planejamento e os registros avaliativos.
·         Após visitas nas salas socializar registro dos pontos observados no planejamento e transposição para prática, para servirem de leitura e análise dos professores e também para registro de avaliação funcional.



Trombudo Central, 14 de fevereiro de 2019
 




 Anexo I – Ensino Fundamental

Centro de Educação Básica                                                                           
Professora:
Turma:
Período:

Componentes curriculares
Unidade temática
Objeto de conhecimento (conceúdo)
Habilidades (objetivo)
Vivências (metodologias)
Quarta-feira




Quinta-feira




Sexta-feira




Segunda-feira




Terça-feira



Avaliação:
Recuperação paralela:
Atividade Competência Socioemocional:
Nome das histórias de deleite:
Atividades permanentes: Visto nas agendas (1º e 2º ano, demais opcional); calendário; ajudante do dia, chamada, história de deleite.





ANEXO II - Educação Infantil
PROJETO                         ou sequência didática com tema:                                      


Direitos de aprendizagem:
TERÇA-FEIRA
Data
QUARTA- FEIRA
Data
QUINTA-FEIRA
Data
SEXTA-FEIRA
Data
SEGUNDA-FEIRA
Data
OBS





Deve ser digitado toda a rotina com
OBSERVAÇÕES: Realizar a rotina diariamente. Ajudante. Quem veio hoje? Com a brincadeira “Adivinha, adivinha...”. Calendário com autorretrato. Hoje o tempo está... Contagem de meninos e meninas. Escovação. Brincadeiras livres e dirigidas no parque. Visto e devolutivas nas agendas

   OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
AVALIAÇÃO:
   RECUPERAÇÃO PARALELA:
   COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL UMA VEZ POR SEMANA OU MAIS:
   HISTÓRIA COM UMA BREVE DESCRIÇÃO:
   REGISTRAR QUANDO FOR DIVULGAR O TRABALHO NAS MÍDIAS SOCIAIS – BLOG OU DEMAIS MÍDIAS


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