quinta-feira, 7 de junho de 2018

Projeto Varvito: Um Patrimônio Histórico de Trombudo Central


O presente trabalho refere-se ao estudo sobre as jazidas de varvito do município de Trombudo Central - SC. Trata-se de uma rocha sedimentar de origem glacio-lacustre que caracteriza dentre outras rochas, a base da província geológica da Bacia do Paraná. Aflora em abundância nesta localidade e se tornou a mais importante fonte de renda do município, sendo muitas vezes confundida e até mesmo comercializada como ardósia.
Esta rocha tornou-se um item de suma importância para a economia local, ao mesmo tempo em que sua exploração de forma inadequada causa grave degradação ambiental e possíveis danos à saúde da população, principalmente dos trabalhadores das jazidas.

Objetivo
- Consolidar com os alunos o conhecimento sobre as jazidas de varvitos na região, bem como sua formação e exploração na natureza.
- diferenciar os tipos de rochas como varvito na natureza.
- Compreender o processo de formação das Jazidas de varvito.
- Reconhecer a utilidade do varvito na vida das pessoas.
- Localizar as formações de jazidas de varvito na localidade e na região onde vivem os alunos.
- Manipular, de maneira lúdica, as jazidas de varvito disponíveis na localidade e região da escola.

Abaixo seguem as fotos das jazidas de varvito da região de Trombudo Central observadas durante o trabalho de campo com os alunos:





C.E.B. Erica Hasse
Disciplina: Geografia     7º ano
Prof. Edilson Machado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...