terça-feira, 9 de outubro de 2012

Professores de Trombudo Central analisam o Pacto de Atendimento de Vítimas de Violência




Na sexta-feira (21/09), professores da rede municipal de Trombudo Central conheceram o Pacto de Atendimento de Vítimas de Violência, através de mais uma etapa da Formação Continuada. O tema previsto era outro, mas foi alterado devido à necessidade de estudar melhor esse problema social e buscar alternativas para combatê-lo.

Os educadores têm papel fundamental nesse processo, já que convivem diariamente com crianças e jovens e podem ajudar a detectar possíveis casos de violência. Várias entidades do município são parceiras da iniciativa.

O início

Desde 2010, em Trombudo Central, havia tentativas para formar uma estrutura de atendimento em rede. Para isso, eram feitas, semanalmente, reuniões com a participação de profissionais que atuam nas políticas públicas, para discutir as necessidades das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e são atendidas pela rede de serviço.

À medida que as reuniões foram acontecendo, surgiu a necessidade de elaborar um protocolo de atendimento às vítimas de violência. Ainda em 2010, foi organizado o 1º seminário municipal sobre o assunto. Nesse evento foi detectada a necessidade de notificar e, consequentemente, diagnosticar todas as violências recorrentes e planejar ações de combate. Em 2012 ocorreu o 2º seminário, para sensibilizar e comprometer a rede de atendimento às vítimas de violência, com foco em um novo olhar frente à realidade e a prática do atendimento.

Essa demanda surgiu da necessidade de notificar, diagnosticar e melhor atender os casos. Para que isso se concretize, é preciso estruturar a rede de atendimento às vítimas.


CONTATO – Prefeitura de Trombudo Central - (47) 3544-0271.
Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte –– (47) 3544-1268

CONECTE MÍDIA - COMUNICAÇÃO DE RESULTADO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...