segunda-feira, 11 de março de 2013

Como o cérebro pensa e onde ocorre o pensamento?


by Luciane Simonetti

Há um tempo me pediram que eu escrevesse algo relacionado a como nosso pensamento é formado. Demorei  para elaborar o texto porque até para quem estuda Psicologia Cognitiva, Neurociência ou Neuropsicologia é um tema difícil e complexo e que tentarei fazê-lo parecer simples.
Quando temas dessa envergadura são descritos é comum que tentemos explicar os fenômenos começando pela sua natureza. Em se tratando do pensamento o cuidado precisa ser dobrado, pois ele não é passível de ser visto, assim como a memória e as emoções, pode-se incorrer a erros facilmente. Vejamos: visitando um pouco o campo da Filosofia da Mente (posso escrever um post só disso mais adiante) vou dar um exemplo para facilitar: se eu pedir para você pensar numa vaca amarela e abrir seu crânio para observar seu cérebro eu não serei capaz de ver a tal vaca amarela. Do mesmo modo, também não sou capaz de ver a tristeza ou a alegria, a lembrança da última festa de aniversário ou do seu primeiro dia na escola. Nossos pensamentos podem apenas ser inferidos/deduzidos a partir da observação dos nossos comportamentos. Certo? Mesmo assim eu sei que eu penso e não posso negar isso. Se meus pensamentos não são acessíveis diretamente aos outros, posso afirmar minimamente que eles são acessíveis a mim por meio da minha LINGUAGEM. Quando falamos em pensamento humano falamos necessariamente falamos em linguagem.
Diferente dos outros animais, o homem possui um aparato cerebral que lhe proporcionou o desenvolvimento da linguagem. Ela nos permite agrupar e categorizar informações por meio da sintaxe (o modo como as palavras são agrupadas para formar frases com significado), e tal habilidade é exclusivamente humana.
Ok! Mas dentro do cérebro, como ocorre o pensamento e como ele é formado?
Consideramos que os neurônios são a base para o pensamento. Isto é, a unidade neural do pensamento são nossos neurônios, e o conjunto de neurônios ou a rede neural são os responsáveis por influenciar nossos comportamentos e por produzir processos cognitivos, como raciocínio, abstração, memória, atenção, entre outros.
Assim, podemos dizer que a integração dos sinais neuronais é que resulta na elaboração da atividade mental, que nada mais é do que nossos pensamentos. São as conexões neurais as responsáveis pela formação do pensamento.
Nosso córtex cerebral (a porção mais superficial do nosso cérebro, conhecida também como substância cinzenta) desempenha os papeis principais do pensamento, pois é ali que eles são elaborados e se tornam conscientes.
Parece intuitivo e até contraproducente, mas você pode se perguntar: “mas a forma como as pessoas pensam é diferente?” Sim, é diferente, e essas diferenças podem ter origem pelo sexo ou pela inteligência de cada um. Só que isso daria tanto pra manga que melhor deixar para um próximo post.
 =)

Fonte auxiliar: KOLB, B.; WISHAW, I.(2002). Neurociência do Comportamento.Manole: São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...