Objetivos da Formação:
Formar professores alfabetizadores, para que possam:
Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, com aprofundamento de estudos utilizando sobretudo, as obras pedagógicas do PNBE do Professor e outros textos publicados pelo MEC;
Aprofundar a compreensão sobre o currículo nos anos inicias do Ensino Fundamental e a definição de direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas áreas da leitura e da escrita e da matemática;
Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem;
Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de
aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização;
Compreender e desenvolver estratégias de inclusão de crianças com
deficiência visual, auditiva, motora e intelectual, bem como crianças com
distúrbios de aprendizagem no cotidiano da sala de aula;
Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo MEC (livros didáticos e
obras complementares aprovados pelo PNLD; livros do PNBE e PNBE especial; jogos
pedagógicos) e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados;
Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de
organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento;
Compreender a importância de organizar diferentes agrupamentos em sala
de aula, adequando os modos de organização da turma aos objetivos pretendidos;
Criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem das crianças;
Entender as relações entre consciência fonológica e alfabetização,
analisando e planejando atividades de reflexão fonológica e gráfica de
palavras, utilizando materiais distribuídos pelo MEC;
Compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino
Fundamental e planejar situações de uso de obras literárias em sala de aula;
Conhecer a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de
apropriação do sistema alfabético de escrita, analisando jogos e planejando
aulas em que os jogos sejam incluídos como recursos didáticos;
Analisar e planejar projetos e sequências didáticas para turmas de
alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares, sobretudo a
matemática, e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura
e escrita.
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