Brincar
é uma atividade cotidiana na vida das crianças. É o brinquedo a forma pela qual
ela resolve a maioria dos conflitos criados pelas limitações do mundo em que
vive e que é, eminentemente, um mundo dos adultos. Através da brincadeira a
criança expressa sua forma de representação da realidade.
Sobre
a importância do ato de brincar para o desenvolvimento psíquico do ser humano,
Bettelheim afirma que: “Nenhuma criança brinca espontaneamente só para passar o
tempo.
Sua
escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que
está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas;
brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a
entendemos.” (Bettelheim,
1984,
p. 105)
A
criança quando brinca cria situações imaginárias em que se comporta como se
estivesse agindo no mundo do adulto. Enquanto brinca, seu conhecimento sobre o
mundo se amplia, uma vez que ela pode fazer de conta e colocar-se no lugar do
adulto.
Conforme
Leontiev (1992, p. 62) “só no brinquedo as operações exigidas podem ser
substituídas por outras e as condições do objeto podem ser substituídas por
outras condições do objeto com preservação do próprio conteúdo da ação.”
Atividade Realizadas pelos alunos da Professora Juliana de Lourenzi Neckel, com seus alunos do CEB Erica Hasse
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