quinta-feira, 18 de julho de 2013

O BRINCAR E O APRENDER



Brincar é uma atividade cotidiana na vida das crianças. É o brinquedo a forma pela qual ela resolve a maioria dos conflitos criados pelas limitações do mundo em que vive e que é, eminentemente, um mundo dos adultos. Através da brincadeira a criança expressa sua forma de representação da realidade.
Sobre a importância do ato de brincar para o desenvolvimento psíquico do ser humano, Bettelheim afirma que: “Nenhuma criança brinca espontaneamente só para passar o tempo.
Sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos.” (Bettelheim,
1984, p. 105)
A criança quando brinca cria situações imaginárias em que se comporta como se estivesse agindo no mundo do adulto. Enquanto brinca, seu conhecimento sobre o mundo se amplia, uma vez que ela pode fazer de conta e colocar-se no lugar do adulto.
Conforme Leontiev (1992, p. 62) “só no brinquedo as operações exigidas podem ser substituídas por outras e as condições do objeto podem ser substituídas por outras condições do objeto com preservação do próprio conteúdo da ação.”

Atividade  Realizadas  pelos  alunos da Professora Juliana  de Lourenzi  Neckel,  com seus  alunos  do CEB Erica Hasse







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