quinta-feira, 16 de abril de 2015

JOGO DA VELHA



Após a Páscoa a Turma da Floresta do CEI Arthur Kroenke recebeu uma carta do coelho Dr. Dentuço que mora no Reino dos Dentes, preocupado com a higiene bucal de algumas crianças. Ele vem nos ensinando hábitos de higiene e de uma alimentação saudável. Uma novidade que nos trouxe foi o “Jogo da velha”, num tabuleiro com coelhos e cenouras.
Este jogo tem chamado a atenção das crianças pois pode ser jogado a qualquer hora e o desafio de uma partida em um jogo proporciona a exploração de questões relacionadas a sociabilidade que se dá por intermédio das regras e ao desenvolvimento da atenção, da memória, do raciocínio lógico e de estratégias para ganhar o jogo.
 Você sabia? 
O nome “Jogo da velha” teria se originado na Inglaterra, quando nos finais da tarde, mulheres se reuniram para conversar e bordar. As mulheres idosas, por não terem mais condições de bordar em razão da fraqueza de suas vistas, jogavam esse jogo simples, que passou a ser conhecido como o "da velha”. Porém, sua origem teria sido ainda mais antiga. Fala-se em tabuleiros escavados na rocha de templos do antigo Egito, que teriam sido feitos por escravos há 3.500 anos.
Professora Simone Deves Venturi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...